A final da Copa do Brasil está se aproximando e, enquanto os confrontos entre o Flamengo e o Corinthians não acontecem, é hora de recordar o histórico dessa copa. Venha conhecer o resumo da Copa do Brasil antes da final.
Os brasileiros vibram com o futebol e, no momento, a proximidade de eventos de destaque, como a final da Copa do Brasil e a Copa do Mundo estão gerando muito interesse pela modalidade e pelas apostas esportivas.
Por acontecer em breve, as emoções dos torcedores se focam, por agora, no resultado da Copa do Brasil, cujos jogos finais irão ser disputados nos dias 12 e 19 de outubro, num encontro entre o Flamengo e o Corinthians, e sobre os quais se aguarda, ainda, o sorteio dos mandos de campo.
Num momento em que a Copa do Brasil é o maior interesse dos torcedores, se torna importante recordar, em resumo, um pouco do que marca esse que é o mais democrático e mais importante evento de futebol no país.
Disputado desde 89, esse torneio segue os moldes das copas da Europa e dá a chance aos clubes menores de terem destaque face aos grandes times do futebol brasileiro. Para muitos, a Copa Brasil é o caminho para a Libertadores, outra das copas que gera muito interesse entre os brasileiros.
Venha conhecer esse resumo da Copa do Brasil antes da final de Outubro.
A história da Copa do Brasil
Nascida em 1989, a Copa do Brasil veio dar resposta ao descontentamento das federações mais pequenas, que tinham se ressentido com a redução do Brasileirão em 1987.
Essa copa viria democratizar o futebol nacional, ao dar a chance aos clubes menores de disputarem jogos contra os maiores times do país.
Entre o ano da sua criação e 1993, o vencedor do ano era o campeão até que um novo fosse definido, mas depois de 1994, quem vencesse três dessas copas ficaria com a taça em definitivo. Isso aconteceu pela primeira vez com o Grêmio, em 2001 e nenhum outro time conseguiu essa proeza até 2007, pelo que uma nova taça foi instituída.
Essa copa é disputada em mata-mata e, por isso, tem partidas de ida e volta. Tendo se iniciado com cerca de 32 vagas, esse formato conta atualmente com cerca de 87 times.
Um ponto importante desse evento é que, no caso de a partida terminar em empate, o ganhador será aquele que marcou mais gols enquanto visitante, uma regra válida em todas as fases, com exceção da final, onde um empate gera uma disputa de pênaltis.
Copa do Brasil e seus campeões
Muitos campeões se somam na Copa do Brasil, entre 1989 e a atualidade, sendo que os nomes que mais se repetem são o Grêmio, o Flamengo, o Corinthians, o Cruzeiro, o Palmeiras, sendo que o Cruzeiro e o Grêmio são os maiores ganhadores do evento.
Outros times, como o Paulista, o Fluminense, o Sport, o Santos e o Vasco também têm seus nomes entre os campeões do evento.
No momento, esse evento é chamado de Copa Intelbras do Brasil por conta do patrocínio e serão o Flamengo e o Corinthians a disputar a grande final da sua 34ª edição.