Alex mostra a felicidade de completar seis meses a frente do Sub-20

Foto: Reprodução / São Paulo FC

Na última terça-feira, o treinador Alex chegou a marca de 25 jogos a frente do São Paulo. E neste sábado, o treinador chegou a marca de seis meses de trabalho na equipe Sub-20. Até aqui, o treinador já garantiu vaga a segunda rodada do Campeonato Brasileiro e Paulista, e também já cedeu jogadores ao time principal – o grande nome que subiu nesta temporada foi o jovem Marquinhos, que chegou a ser destaque da equipe na classificação para as quartas de final, após brilhar no jogo contra o Racing Club na Argentina.

O treinador vem se mostrando uma opção correta da direção. Ao longo do semestre a frente do time, Alex já revelou que não tem uma ideia fixa e usou o time em diferentes esquemas táticos. Mais do que a parte tática, a equipe mostra um bom futebol e mesmo durante as últimas semanas, onde o calendário empilhou jogos a categoria, o time sempre seguiu a ideia de propor jogo e ter domínio nas partidas.

Alex foi entrevistado pelo portal UOL e comentou a satisfação pelo bom trabalho feito em Cotia: “Não tem nada a ver com ser jogador. Diria que jogar é mais simples, mais prazeroso e menos complexo. Mas para mim está ótimo, porque está sendo como imaginei que seria. Como é um processo diário de aprendizado, está sendo muito válido para mim. Feliz demais e a cada dia mais certo de que fiz a escolha correta“.

O ex-jogador tem a diretriz que o mais importante é a construção do jogador e não os resultados na categoria de base. Antes mesmo de ser o treinador principal do Sub-20, Alex já declarava a importância de formar atletas em participações em programas da ESPN. Com isso, o treinador conseguiu tranquilizar os jovens durante os dias de turbulência – a equipe acumulou derrotas seguidas entre Brasileirão e Paulistão.

Óbvio que vencer é sempre melhor, mas meu trabalho aqui é feito de processos. Tanto para os meninos, quanto para mim. Sabíamos que as derrotas aconteceriam em alguns momentos. Mas para aquilo que fui contratado e me propus a fazer, não posso reclamar de nada. Está tudo dentro do que foi combinado quando acertei“, comentou o treinador.

Alex tem um desempenho de 73,6% de pontos ganhos a frente do São Paulo Sub-20. O treinador entrou para a história da categoria com a vitória de 12×1 contra o SC Brasil. Outra característica do treinador são os clássicos – até aqui, Alex tem bom retrospecto e já venceu o Palmeiras por 4×2 e o Santos por 8×0 em amistoso.

O trabalho do treinador já foi elogiado por membros da direção e do comandante do time principal, Hernán Crespo. A meta agora é seguir trabalhando com os jovens para poder disponibilizar o maior número de atletas ao treinador argentino.

Cada um deles, e também mais outros nomes vivem seus processos de evolução e de aprendizado. Serão usados no principal? Não sou eu quem vai responder; isso é com o pessoal do time principal. São atletas do clube, e o clube vai decidir o que fará com eles. Enquanto estiverem comigo, trabalharemos juntos para evoluirmos juntos“, finaliza Alex.

Já classificado, o Sub-20 agora terá as últimas rodadas do torneio estadual e nacional para que o treinador faça testes e dê oportunidades a atletas que não vinham sendo tão utilizados. A equipe entra em campo neste domingo às 16h para enfrentar o Fluminense – a partida será transmitida pela Band.

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia