Pela primeira vez na semifinal do Campeonato Paulista Sub-17, o FC Ska Brasil terá pela frente o São Paulo, clube que tem diversas sintonias com o time de Santana de Parnaíba, a começar pelo Presidente do Ska Brasil, que é o pentacampeão Edmílson Moraes, formado na base do Tricolor paulista, nos anos 90. Esta será a segunda vez que os clubes se encontram na temporada e a partida de ida da semifinal será no próximo sábado (15), no Estádio Municipal de Santana de Parnaíba, às 11h. Os ingressos são gratuitos, e limitados, mediante cadastro antecipado no site do Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/fcskabrasil
Na terceira fase de grupos, Ska Brasil e São Paulo fizeram duas grandes partidas, com vitória do Ska, em Santana de Parnaíba, por 3 a 2, e empate, em Cotia, em 1 a 1. Ambos se classificaram para as quartas de final com a mesma pontuação no grupo, e avançaram para a semi após o Ska eliminar a Ponte Preta, e o São Paulo eliminar o Desportivo Brasil.
“É um marco histórico para o Ska Brasil essa classificação para a semifinal. Em apenas duas participações, já conseguimos ficar entre os 4 melhores do Estado de São Paulo, e isso é muito gratificante. Além disso, estamos conseguindo formar atletas para os maiores clubes do Brasil, que é o nosso grande objetivo como clube. Então tenho muito orgulho de todos que estão participando disso. E enfrentar o São Paulo novamente, com certeza será o maior desafio da temporada para esses meninos. Então espero que possamos ter bons desempenhos nessas duas partidas”, afirmou Edmílson Moraes, Presidente do Ska Brasil.
Com pouco mais de três anos de existência, o Futebol Clube Ska Brasil foi fundado por Edmílson em sociedade com a empresa japonesa Skylight Inc., em 2019, e tem como sede o Centro de Formação de Atletas Professor Telê Santana, mostrando também um pouco do forte vínculo que Edmílson tem com o São Paulo, desde sua formação como atleta.
Trabalhando com as categorias de base do Sub-11 ao Sub-20 e contando com o elenco profissional, que disputa a Segunda Divisão Paulista, o Ska Brasil superou o período da pandemia, que paralisou os campeonatos de base, e conseguiu trabalhar com todas as categorias pela primeira vez, em 2022.
Em 2021, o Ska Brasil também esteve no caminho do São Paulo, na primeira fase, tendo um retrospecto dividido, tanto no Sub-15, como no Sub-17, com ambas as categorias perdendo em Cotia, e vencendo em Santana de Parnaíba. Em 2022, quatro atletas do Ska foram negociados com a base do São Paulo. Trata-se dos atacantes Ryan Francisco e Rhaul Luizi, do volante Luis Felipe Basile e do zagueiro Kauê Alves, todos, hoje, integrando o elenco Sub-17 do Tricolor. Mais recentemente, em Setembro, foi a vez do atacante Pedro Afonso, do Sub-20, acertar com o Tricolor para reforçar a equipe na temporada de 2023, buscando seguir os mesmos passos de Edmílson em sua carreira vitoriosa.
Fonte: Comunicação Ska Brasil