Basquete Tricolor fecha temporada com título do Paulista

Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

Na última quinta-feira (23), o São Paulo fechou o ano de 2021. O time comandado por Bruno Mortari venceu o Paulistano e terminou na quarta posição do NBB (são nove vitórias e três derrotas).

O ano foi positivo para a equipe. Foram duas participações em torneios neste ano e nas duas o time atingiu a final – no NBB, parou no Flamengo, porém, conquistou o primeiro título desde a retomada do projeto, com a vitória no Campeonato Paulista.

Relembre a campanha no NBB 2020-21

O time então comandado por Claudio Mortari disputou dez rodadas da fase classificatória do NBB em 2021. O time somou ao fim da primeira fase, 23 vitórias e sete derrotas e garantiu a ida aos playoffs da competição (o histórico da equipe foi de 12-3 em casa e 11-4 fora de casa).

Nos playoffs, a equipe começou a disputa contra o Corinthians. Foram duas partidas e duas vitórias da equipe e o encontro marcado contra o Minas. Na semifinal, novamente vitórias em sequência garantiram a ida a final da competição nacional.

Na final, o time encarou o Flamengo e sofreu com Marquinhos. O jogador foi o ponto de desequilíbrio das partidas e garantiu a vitória por 3×0 para o Rubro Negro.

Sem tempo para tristeza, equipe começou o Paulista com tudo

Após o término do NBB, o Basquete Tricolor passou por uma reformulação. Atletas como Georginho e Lucas Mariano deixaram o clube e Marquinhos chegou como grande estrela do time – junto dele, Bruno Caboclo chegou como grande reforço da NBA.

O time teve dificuldades no começo da competição e viu as estrelas brilharem mais do que o coletivo nas primeiras rodadas, porém, o treinador Claudio Mortari conseguiu “azeitar” o time e o Tricolor chegou com força para os playoffs da competição.

Nas quartas de final o time venceu o Rio Claro em duas partidas e na semifinal superou o Franca para chegar a final da competição. O time conquistou seu primeiro título desde a retomada do projeto, no ginásio do Morumbi, com a presença da torcida e de membros do time profissional, como o zagueiro Arboleda. A equipe venceu o Franca e levantou a taça.

Começo devagar e ritmo nos últimos jogos

O Basquete Tricolor então entrou para a temporada 2021-22 com pouco ritmo. A morte de João José de Castro Salgueiro e a saída do treinador Claudio Mortari fizeram com que o time perdesse a direção no começo da competição.

Bruno Mortari, filho do ex-treinador foi efetivado no clube, e depois de alguns jogos, conseguiu recuperar o basquete da equipe. Novamente o brilho individual pesou e Bruno Caboclo e Marquinhos resolveram jogos enquanto a equipe ainda não conseguia se encontrar coletivamente.

O time soma 12 vitórias e três derrotas na competição e possui campanha de 4-2 em casa e 5-1 fora do ginásio do Morumbi – com os resultados, o time ocupa a quarta colocação da competição.

Camisa pesada também nas disputas pelo continente

O Tricolor também começou nesta temporada a disputa da Champions League de Basquete das Américas. A equipe disputou a primeira rodada no último mês e conquistou duas vitórias.

No primeiro jogo, o time venceu o Nacional-URU, por 98 a 73, enquanto no segundo duelo, a equipe de Bruno Mortari bateu o Quimsa-ARG, por 83 a 74.

As equipes ainda se encontram em mais duas rodadas. A primeira acontece no Uruguai e a última será disputada no Ginásio do Morumbi.

Siga o Arquibancada Tricolor em suas redes sociais e acompanhe o que de melhor acontece no São Paulo FC
Instagram
YouTube
Twitter
Canal no Telegram
Conheça a nossa Loja

Compartilhe esta notícia