Basquete Tricolor no Mundial de Clubes (Copa Intercontinental) já tem data!

O perfil oficial do basquete do São Paulo FC postou nesta tarde a definição da data para a disputa da Copa Intercontinental, o Mundial de Clubes da modalidade, que será jogada em Tenerife, na Espanha.

Embora a competição não conte com a participação do campeão da NBA, como foi no passado no McDonald’s Championship, é um torneio prestigiado e organizado pela FIBA (Federação Internacional de Basquete).

A competição acontece a partir do dia 10 de fevereiro de 2023 e terá os campeões de quatro torneios continentais, o Lenovo Tenerife (ESP), Rio Grande Valley Vipers (EUA), São Paulo e Union Sportive Monastir (TUN).

Os participantes

O favorito é o time local, que tentará sua terceira taça depois de vencer as edições de 2017 e 2020. O Rio Grande Valley Vipers foi o campeão da NBA G League (Liga de desenvolvimento da NBA) de 2022.

Da África, vem o US Monastir, que já faz história, sendo o primeiro time da Tunísia e segundo time do continente a entrar nessa competição.

O São Paulo faz sua estreia nessa competição após conquistar a BCL Americas (a nossa Libertadores) e tentará mais um inédito título para o clube, entrando de vez na história da modalidade.

Escrevendo a história

Será segunda edição da história da Copa Intercontinental, contando com representantes de quatro continentes diferentes, ratificando o sucesso da última edição, no Egito, de acordo com secretário geral da FIBA, Andreas Zagklis.

O sorteio dos confrontos será realizado no início de janeiro e os confrontos ocorrem em dois mata-mata, sendo concluído com a final e decisão de terceiro lugar no domingo, 12 de fevereiro.

Na última edição, o título veio para o Brasil com a conquista do Flamengo, que bateu os espanhóis do San Pablo Burgos na final por 75 a 62 e se tornou o primeiro clube fora da Europa e EUA a ganhar o troféu mais de uma vez.

Assim como no mundial de clubes de futebol, o maior vencedor da competição é o Real Madrid, com 5 títulos.

Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia