90 anos em três cores

Espaço do Torcedor é a coluna quase que diária do Arquibancada Tricolor, que dá voz a todos os torcedores da arquibancada. Quer ver seu texto publicado aqui? Mande uma mensagem para nós!

A história do São Paulo contada em podcast

Clube da Fé, O Mais Querido, Rolo Compressor, Tricolor do Morumbi, Tricolaço, Menudos do Morumbi, Time de Guerreiros. São com esses adjetivos que começa o primeiro podcast oficial do São Paulo, intitulado como: 90 anos em três cores – A história do São Paulo contada em podcast.

Da fundação na Praça da República às conquistas do mundo no Japão, uma história escrita de feitos épicos, grandes ídolos, vitórias improváveis, sonhos materializados no concreto do Morumbi e nos campos do Brasil e mundo afora. Uma história assim precisa ser vivida e contada em todos os detalhes. E é com esse intuito que os episódios do podcast do São Paulo estão sendo feitos.






Magno Nunes e Vinícius Ramalho contam os detalhes da fundação do Tricolor Mais Querido. Michael Serra, historiador do clube, vai ajudar trazendo detalhes como as cores, primeiros uniformes e a criação do símbolo, o tão conhecido coração de cinco pontas.

E o primeiro podcast já chega trazendo um título chamativo e com uma indagação: “Vermelho, Branco, Preto… E Azul?”. É tricolores, se você ainda não sabia que o São Paulo por pouco usou azul no uniforme, esse podcast vai ter muita coisa pra te contar.

Mas calma lá! Para poder entender o porque desse ser o título do primeiro podcast, Magno e Vinícius (as vozes que estão contando a história) fazem uma pergunta que sempre está na roda de discussão dos são-paulinos, afinal o São Paulo surgiu em 1930 ou 1935?

Com embasamentos e fatos da época, a dupla consegue mostrar quando foi que realmente o São Paulo Futebol clube nasceu. Spoiler à vista… Tudo começou graças a três fatos envolvendo o Club Atlhetico Paulistano e da Associação Atlética das Palmeiras.

Um ponto interessante a ser levantando, principalmente nos dias de hoje em que as pessoas não tem tempo para quase nada, é a duração do podcast, em menos de 25 minutos os apresentadores, conseguem sintetizar de forma descontraída e com muita informação, o início e o por que do São Paulo ter as cores e os escudos que vemos nos dias atuais. Ou seja, dá para você ouvir voltando do trabalho, da escola, ou até mesmo indo para o Morumbi prestigiar o Tricolor.

Você sabia que nome São Paulo Futebol Clube esteve em risco de ser mudado?

Sabia que tem um alemão diretamente ligado na criação do escudo São-paulino?

Sabe o que significa as faixas na camisa número 1 do tricolor?

E quanto tempo depois surgiu a camisa número 2 do SP?

Todas essas perguntas serão respondidas no primeiro episódio do podcast, que já está disponível no Spotify.


David Trindade

*A opinião do colunista não reflete a opinião do site

Foto: Divulgação SPFC

Comente com sua conta do Facebook: