A China está matando os jogadores?

A Coluna do Felipe é publicada às quintas-feiras pelo Felipe Morais e sempre trará detalhes sobre a rica história do Tricolor! Clique aqui e veja todas as edições da coluna.

Amigos tricolores

O futebol chinês está atraindo muitos jogadores devido ao seu alto poder de remuneração, em alguns casos, há níveis acima do futebol Europeu! Quem não quer ter um salário que representa aproximadamente 2,5 milhões de reais ao mês?

Tirando quem ganha mais do que isso, qualquer um gostaria de ter esse rendimento caindo em sua conta corrente mensalmente, por isso, não culpo os jogadores que se interessam em ir jogar na China, porém, tudo na vida tem o lado bom e ruim, e ir para o futebol chinês, pode ser, financeiramente, ótimo, mas para a carreira do jogador, nem tanto. Estamos vendo que quem volta, nunca volta jogando o futebol de alto nível. Muitos creditam isso a preparação diferente na China e no Brasil, e obviamente, ao nível de competitividade entre os campeonatos, sendo o chinês bem abaixo o Brasileiro.

Não subestime o poder dos chineses para nada!

A liga deles é relativamente nova e há pouco tempo eles estão realmente dando a devida importância ao futebol, e repito, não duvide da capacidade do chinês quando querem fazer algo. Talvez demore 10 ou 15 anos, mas acredito na China como uma potência no futebol, até porque com um bilhão de pessoas no país, dinheiro com estádios lotados, venda de produtos e programas de sócio torcedor – para falar o básico – não faltarão! O Japão, com Zico, tentou mas sem sucesso ser uma potência do futebol mundial assim como Brasil, Alemanha, Itália, Argentina, Espanha o são, não deu certo, mas com a China, eu acredito que dará, porém, hoje, a China ainda é do 3o escalão do futebol e isso tem prejudicado os jogadores que passam por lá e depois voltam ao países de futebol mais competitivo.

Hernanes

Não há um único são-paulino que não vibrou muito com o vídeo anunciando a volta do Profeta! Hernanes quando assumiu o papel de protagonista, sempre foi importante para o São Paulo. Em 2007/2008 por exemplo, foi fundamental para os títulos Brasileiros. Em 2017, foi importantíssimo para o tricolor se manter na série A. Sou dos que acreditam que sem ele, o time cairia! Voltou ao Brasil, agora em 2019, bem abaixo daquele Hernanes de 2017. Arrisco dizer que se aquele Hernanes fosse esse, cairíamos para a série B! O ano de 2019 tem sido marcado por contusões e um futebol bem abaixo do que se espera dele! Triste ver um ídolo assim, mas torcendo para a sua rápida recuperação.


Já li que ele está em depressão porque a ex-mulher ficou morando na Itália com seus filhos. Eu moro há 12km da casa da minha filha e bate uma enorme saudades todos os dias, mesmo que eu tenha uma boa relação com a minha ex-mulher e que eu possa vê-la sempre que eu quiser, mas a vida corrida infelizmente não permite, por isso, imagino como deve ser para o Profeta que quando quer ver os filhos precisa voar quase 12h para isso. E com o calendário profissional que tem, ele deve ver os filhos apenas nas férias de fim de ano. Isso mexe com qualquer pessoa, ainda mais de um cara que pela cabeça que tem, deve ser um paizão! Uma coisa é você ver os filhos a cada 15 dias, como eu, outra é a cada 10 meses.

Pato

Outro jogador que a torcida apoiou e pediu a sua volta! Depois das temporadas no tricolor, ele se tornou um torcedor do time! Via-se mais o atacante vendo e comemorando jogos do SPFC do que do Internacional de Porto Alegre, time que o projetou para o futebol ou pelo Milan, time que jogou por muitas temporadas. O São Paulo, que no ano passado sofreu no ataque, esse ano tinha tudo para ter um ataque matador com o jovem é excelente Anthony e Pato, porém, assim como Hernanes, Pato está bem abaixo do futebol que esperamos. Acredita-se que ele, no ataque, o São Paulo ganharia do Corinthians na final do Paulista. Na época eu acreditava, hoje, não sei se ele faria a diferença que esperávamos até porque no campo, atualmente, ele não está fazendo a diferença. Talvez, fora, esteja!

Pato, sem filhos, está vivendo uma Lua de Mel. Recém-casado com a Rebeca, filha de ninguém menos que Silvio Santos, o maior ícone da televisão – talvez mundial – mora em São Paulo com a amada, logo, problemas de solidão ele não tem, tal qual, infelizmente Hernanes tem passado. Alguns podem dizer que Pato está jogando fora da posição e que Cuca está matando o craque, concordo, mas como sempre defendo, errar passe, drible e não chutar em gol, não é culpa de posicionamento! Pato tem tentado, isso é fato, mas o seu futebol é muito maior do que apenas tentar. Ele pode, e deve, ser muito mais efetivo.

Será só a China?

Pato e Hernanes, sem duvida, são ídolos da torcida tricolor! Não estão no mesmo patamar de Raí, Telê, Leônidas da Silva, Canhoteiro, Zetti ou Muller, porém exemplo, mas da era pós-Telê, eles estão entre os ídolos ao lado de Lugano, Muricy Ramalho, Rogério Ceni, Luís Fabiano entre outros.

Pato não ganhou títulos pelo São Paulo, mas além de jogar muito bem na sua primeira passagem, mostra um grande amor pelo time. Muitos defendem que ídolo tem que ter título, eu concordo, mas também acho que toda regra tem exceção e espero que Pato ganhe títulos pelo São Paulo. Hernanes ganhou títulos e também nos salvou! São jogadores diferenciados, são craques!

Em forma, estariam disputando, além de títulos com o São Paulo, o título pessoal de melhores do campeonato em suas posições, ou alguém acredita que Dudu jogue mais que Pato? Ou Jadson mais que Hernanes? Ah sim, a imprensa acredita…

Em forma, o São Paulo estaria na ponta da tabela disputando, hoje, a liderança. Arrisco dizer que seria o líder até com relativa folga de 5 ou 6 pontos! Em forma, teríamos vencido o Palmeiras e ainda estaríamos na Copa do Brasil. Em forma, eles estariam ajudando muito mais dentro de campo com passes, jogadas e gols. Hernanes em 2017 foi decisivo com gols, nessa temporada pouco fez e Pato, que tem mais a obrigação de fazer os gols do que Hernanes, ainda não está sendo aquele cara matador que todos sabem que ele é. Ele é frio na área, um ponto muito positivo para um atacante.

Em forma…

O que acontece com os 2? Será mesmo que é só problema de forma física? Até “outro dia” tínhamos Carlinhos Neves, um dos melhores do país, na preparação física o SPFC. Não sabemos, ao certo o que houve mas Neves não está mais lá. O time, realmente cai no 2º tempo, o que mostra que a preparação física não está sendo adequada, mas será que é só isso?






Pato, nas férias da Copa América, não viajou e junto com Pablo, fez um trabalho muscular no CT. Hernanes deve ter ido para a Itália ficar com os filhos, mas ele se cuida e duvido que tenha exagerado a ponto de isso ter afetado o seu desempenho em campo. O fato é que precisamos dos dois, rapidamente, em forma para que o bom futebol volte e com isso, a nossa esperança de títulos fique ainda mais clara! 


Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br

*A opinião do colunista não reflete a opinião do site

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Comente com sua conta do Facebook: