A contratação de Pato é mais um absurdo da gestão Casares | OPINIÃO

A gestão Casares não cansa de praticar absurdos no São Paulo FC: depois de demitir dois treinadores por pressões internas e externas e ter contratado nomes como Orejuela (13 milhões de reais), Eder (salário de 600 mil reais), William, Andrés Colorado, André Anderson, Marcos Guilherme e Felipe Alves (reserva do lanterna do Brasileirão), agora Júlio Casares e Carlos Belmonte inventam a contratação de Alexandre Pato, ex-jogador em atividade há pelo menos 6 anos.

Não me venham com o papo de contrato de produtividade, com salário baixo (estima-se na casa dos 30 mil reais mensais). Se Pato pagasse para jogar no São Paulo, ainda sim seria caro.

Alexandre Pato completou 9 meses sem jogar no dia 13 deste mês, desde quando se contundiu gravemente ao romper o ligamento cruzado anterior do joelho direito. Além de não estar 100% recuperado, o atleta ainda precisará fazer a evolução até estar apto para jogar, que ainda levará alguns dias.

Segundo o site Transfermarkt, essa é a 22ª lesão na carreira de Alexandre Pato, apesar que uma reportagem do UOL de 2012 dizia que o atleta havia alcançado a sua 15ª contusão na carreira, ou seja, sempre foi uma bomba-relógio prestes a explodir.

Sem conquistar um título importante desde 2013, quando foi campeão da Recopa pelo Corinthians (coincidentemente em cima de nós), Pato não só acumula lesões, como também passagens pífias, como por Chelsea, Villareal, São Paulo (segunda passagem em 2019-2020) e agora Orlando City.

Sim, Pato teve uma passagem pífia pelo Orlando City: segundo o SofaScore, foram 27 partidas nas temporadas 2021 e 2022, sendo 15 delas como titular e atuando em média apenas 55 minutos na sua última temporada. Pato marcou um total de 3 gols e distribuiu outras 5 assistências. Pelo mapa de calor das duas últimas temporadas, é possível perceber que ele atuou no meio de campo, de forma centralizada, atrás do centroavante e pouco entrando dentro da área.

O perfil Agonia Tricolor, do amigo Dario Campos tem batido nessa tecla e nesses números há muito tempo, como comprova o tweet abaixo:

A desculpa de alguns fãs de Alexandre Pato, é que ele seria melhor que Alisson, David e Wellington Rato. Mas calma lá, por mais que estes jogadores não sejam unanimidade (eu mesmo não gostei da contratação de nenhum deles), eles conseguem entrar em campo pelo menos. E estão marcando gols decisivos, como David na vitória contra o Goiás. E o espaço que a contratação de Pato irá tirar dos meninos da base?

Por fim, sabemos muito bem qual é o motivo da contratação de Alexandre Pato: servir de cortina de fumaça, para que a gestão Casares continue fazendo aquilo que ela vem fazendo desde o começo, que é se perpetuar no poder.

Mais do que nunca: salvem o Tricolor Paulista!


*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia