Saiu aqui no AT no sábado a reprodução das falas do atacante Eder, que agora joga pelo Criciúma, sobre a sua passagem pelo São Paulo entre os anos de 2021 e 2022, e também sobre o técnico Rogério Ceni e como o treinador lidava com o elenco Tricolor, vamos as aspas:
“Eu poderia estar aqui falando mal do Rogério, porque joguei pouco com ele. Mas ele é um cara que as fases do que falamos de treinador. O que falta para ele ser diferenciado é um pouco de diálogo que tem Ancelotti, Mancini, ser um pouco mais psicólogo. Na parte tática, técnica, na preparação de jogo, treinamento, tudo que perguntar de campo, ele é diferenciado. Mas eu acho que na parte de gestão de grupo, de saber lidar. Ele é um cara que quer vencer, sempre cobra 100%, e às vezes tem que dar uma segurada, passar a mão na cabeça dos mais novos. Nisso talvez ele tenha que melhorar. Mas é um treinador que ainda é novo, vai melhorar e vai ter uma grande carreira. Ele sabe disso. Com certeza tem futuro talvez na Europa ou seleção”.
Vou falar sobre os dois trechos em negrito, vamos ao primeiro: imagine o Eder sendo treinado por Telê Santana, Émerson Leão ou Muricy Ramalho, será que ele aguentaria? Ou será que um dos três treinadores pediria a sua contratação? Diálogo com 600 mil caindo na conta todo o mês? Que eu saiba o São Paulo possui uma psicóloga em seu elenco, não cabe ao treinador ter essa função, ainda mais que não conheço nenhum treinador formado em psicologia para tal, que cada atleta busque o apoio com a psicóloga do clube.
Mas vamos agora ao mais absurdo na minha opinião: “às vezes tem que dar uma segurada, passar a mão na cabeça dos mais novos“, ou seja, o treinador não pode cobrar. Tem que dar uma “segurada” quando o jogador que ganha 300, 400 mil reais por mês não domina os fundamentos básicos da profissão. Tem que passar a mão na cabeça do jovem, que ao invés de treinar, prefere fechar o braço com tatuagem e ficar no Instagram e TikTok.
Pelo amor de Deus, não é possível que tenha algum torcedor do São Paulo ache que o Eder está com a razão. Mesmo aqueles que só sabiam falar “fora Pardal”. Onde é que vamos parar? Não pode cobrar, tem que ter diálogo, tem que passar a mão na cabeça e tem que ser psicólogo. E onde entra a parte do atleta? É só tirar seu salário milionário que está tudo bem? Tem jogador que não entrega nada dentro de campo há bastante tempo e o salário segue caindo na conta (ou deveria, já que o clube anda falhando nesta parte).
Tem que ter cobrança do técnico, da diretoria de futebol ou da torcida, principalmente se o atleta não estiver entregando, isso é bem simples. Jogador que quiser receber “mimo”, que fique na casa da avó! Chega de tratarem o São Paulo FC como resort!
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Tudo sobre o Tricolor!
Siga o Arquibancada Tricolor em suas redes sociais e acompanhe tudo sobre o São Paulo FC:
Instagram | YouTube | Twitter | Canal no Telegram | Conheça a nossa Loja
“ainda mais que não conheço nenhum treinador formado em psicologia para tal” Para pedir fora Ceni é bom, para saber um pouco sobre quem ja treinou o clube é um nada né, procure a formacao do Dinizi
Cara, não é questão de defender o Eder ou não, mas questão é que gestão de grupo, liderança e motivação são sim funções que um técnico tem que saber dominar. Vc citou o Telê… o cara se metia até na vida pessoal de jogador. Tem vários relatos de jogador que chegava com carrão no treino e o cara mandava devolver e comprar uma casa pra família.
Do que eu entendi da fala dele e dos seus destaques:
Enfim, não tenho nenhuma intenção de defender ninguém até porque eu não tenho mais idade pra isso. Mas vi o SP do Telê jogar, vi o quanto o cara cobrava, e nem por isso o cara era um troglodita. O Muricy, idem. E tantos outros. E não é ser psicólogo que muda isso, o Diniz é prova disso. Mas não confunda alguém sugerir que o líder, o técnico tem que saber lidar com as pessoas na linha da motivação e não da boçalidade com sugerir que seja um fraco, um avô que mima criança birrenta. São duas coisas diferentes.
Em tempo, eu concordo plenamente que há uma série de jogadores infantilóides, mimadinhos e complemente despreparados em todos os aspectos. Isso vai da educação, da criação ética e tudo mais. E tudo isso demanda cuidado, correção, valores, etc. e independe de talento. É só olhar pra seleção brasileira da copa… inegavelmente, todos talentosos, mas nem por isso, imaturos e despreparados pra vida. Exatamente por isso é que é necessário que as lideranças saibam lidar com isso. E o Ceni, maior ídolo da nossa história, claramente não sabe fazer isso.
Não concordo com a análise encima do texto, qualquer gerente que seja tem que saber lidar com as pessoas alheio a salário. Saber ouvir, saber motivar, saber conversar e até saber relevar coisas em prol do grupo, eu tenho a nítida impressão que isso acontece sim com o Rogério.
Olha só, ele foi muito bom como treinador no Fortaleza, clube que o que ele falava era amem, que não tinha jogar ‘badalado’ (com nome, que pode jogar em adversários ou ir pra Europa). Então é muito mais fácil lidar com esse grupo, imagina um gerente lidando com estagiários, ou seila, programadores Junior.
Quando pegou clube grande teve problema, Cruzeiro, Flamengo e SPFC….
Então acho que ele deveria houvir o que o Eder falou, e pensar um pouco sobre isso.
Boa tarde !
Bom, ai cada um entende como quer ; claramente o Eder disse que tecnicamente o Rogerio sabe tudo de futebol, mas que falta para ele um pouco de traquejo em lidar com um grupo de atletas .Seria muito com que os jogadores fossem tão profissionais no dia a dia quanto na hora de fechar contratos , só que isso não ocorre e não adianta querer mudar isso na marra .
Acredito que o Rogério ainda vai chegar lá , mas neste momento cometeu alguns equívocos na gestão de uma equipe .Boa sorte ao Ceni, nosso ídolo , e boa sorte ao Dorival Junior, atual treinador .
Aí é não querer nem tentar interpretar o que ele falou. Ele diz sobre os mais novos, não sobre ele. E vir falar de Tele, Leão… Já se passaram 30 anos o mundo mudou. Ou a pessoa se atualiza ou fica pra trás. Nada de anormal na declaração dele.
Quem escreveu essa matéria precisa estudar um pouco o português e principalmente como criar uma matéria num blog, não consegui entender nada, estava difícil entender quando era opinião do Éder ou do autor do texto…
Fernanda Diniz é psicólogo
Nao existe nem um São Paulino mas q o mito esse realmente ama o clube mas infelizmente tem uma parte podre na direção q nem é torcedor do sao paulo
Resposta ao Leonardo:
As falas do Eder estão entre aspas e em itálico, como é que você não conseguiu entender qual era a fala dele? Difícil hein meu amigo…. Na próxima vez eu vou desenhar para te ajudar.
Concordo com cada vírgula do autor!
Quem é Éder na fila do pão para mandar o M1to dar uma “segurada” na cobrança ao VAGABUNDO que não está entregando NADA?
Qual empresa deixa o funcionário fazer cagada atrás de cagada, corpo mole e etc e o mantem no quadro de funcionários?
Bando de mimados!