As grandes duplas deste século no Tricolor

Foto: Lancenet

Tive uma ótima ideia de listar duplas de sucesso da história do Tricolor, aquelas que deram “match”, no linguajar mais moderninho. Mas como listar apenas algumas duplas numa história de 90 anos de conquistas e glórias? Teria que ficar o final de semana inteiro listando duplas históricas do nosso São Paulo. Resolvi limitar pelo século em que estamos vivendo, dessa forma, listarei em ordem cronológica as sete principais na minha visão. Vamos a elas.

França e Luís Fabiano

Só de lembrar que tivemos essa dupla no comando de ataque tricolor, chega escorrer uma lágrima de saudade. Para as gerações que não tiveram o prazer de ver a dupla Müller e Palhinha, ou viram quando ainda eram muito crianças (me encaixo nesse perfil), França e Luís Fabiano formaram a melhor dupla de ataque desde então. Não por menos são 3º e 5º maiores artilheiros da história do clube, com 212 (Luís) e 182 (França) gols com a camisa tricolor. Era muita qualidade em uma dupla de ataque, a habilidade e as tabelas de França com a força e grande poder de finalização de  Luís Fabiano faziam com que se completassem. Sem falar no faro de gol apurado de ambos, fizeram com que as redes adversárias estufassem 75 vezes em 2001 (45 de França e 30 de Luís Fabiano). Infelizmente jogaram juntos apenas nessa temporada, mas conseguiram conquistar um título juntos, o Torneio Rio-São Paulo.

Mineiro e Josué

Que bom seria se todos os casamentos dessem tão certos como essa dupla amigos! Mineiro e Josué chegaram juntos ao São Paulo para a temporada 2005, e foram apresentados juntamente com o craque do futsal Falcão, em sua tentativa no futebol. Logicamente foram ofuscados pelo melhor jogador de futsal do mundo, não sabíamos que ali estavam uma das melhores duplas da história são paulina. Foram duas temporadas jogando juntos no tricolor, e conquistaram: Paulista, Brasileiro, Libertadores e Mundial. Conquistaram tudo e todos, Mineiro e Josué eram o motor daquele timaço campeão de tudo. Davam o combate e tinham qualidade para sair jogando e se apresentar no ataque como elemento surpresa, principalmente Mineiro, o Liverpool lembra bem disso, após “Mineirinho” guardar o gol do nosso Tri Mundial em 2005. Particularmente para mim, a dupla tricolor mais importante deste século até o momento.

Amoroso e Luizão

Imaginem você e seu amigo muito jovens, iniciando a carreira no futebol com muitos sonhos, se separam, vão atrás e conseguem sucesso em suas carreiras, campeões por clubes e seleção, se reencontram numa outra fase da carreira após 10 anos e se tornam campeões de um importante campeonato dessa vez juntos, e fazendo gols na final! Ufa, seria possível? Pergunte a Amoroso e Luizão!

Dois atacantes consagrados e vitoriosos se reencontraram no Morumbi para realizar aquele sonho lá do início de carreira no Guarani, quando os dois despontaram como jóias do futebol brasileiro. Não chegaram a jogar muitos jogos juntos pelo tricolor, mas os que jogaram foram de extrema importância para o nosso tricampeonato da LIbertadores. Por isso merecem ser lembrados. 

Miranda e Alex Silva

Com essa dupla na defesa era difícil tomarmos gol hein!

Miranda e Alex não foram exatamente uma dupla, pois formavam um trio de zaga espetacular com Breno, que faziam os ataques sofrerem para fazer gol no tricolor. Mas não podia deixar de citar essa dupla que como duas “torres gêmeas” na defesa são paulina e que ajudaram muito para Breno com apenas 17 anos se firmasse tão rápido no time titular e fosse um dos melhores do campeonato. Não podemos esquecer do professor Muricy, que era mestre na arte de treinar um time de futebol. A equipe sofreu apenas 19 gols em 38 jogos no Brasileirão de 2007, tem que respeitar.

Dagoberto e Borges

Essa dupla era como “o arco e a flecha” no São Paulo tri-hexa Brasileiro em 2008. Dagoberto com toda sua técnica e visão de jogo aliado com a frieza e faro de gol de Borges, formaram uma das melhores duplas tricolores no século 21. Jogadores com espírito vencedor, tanto que foram vencedores também em outros clubes. Foram de suma importância nas equipes campeãs de Muricy Ramalho. No período em que estiveram juntos no São Paulo, foram 76 gols marcados, sendo 52 de Borges e 24 de Dagoberto. 

Lucas e Luís Fabiano

Aí está Luís Fabiano novamente na lista, dessa vez com Lucas. Eles não formavam uma dupla de ataque clássica, pois o São Paulo jogava com três atacantes, Osvaldo era o terceiro integrante, mas não podemos deixar de citar a dupla mais importante para os gols tricolores na conquista da Sul-Americana de 2012. O experiente Luís Fabiano consagrou muitas sequências de dribles seguidas de assistências do novato Lucas, da mesma forma que Lucas consagrou muito o “Fabuloso” o deixando inúmeras vezes na cara do goleiro adversário. Foi a grande dupla de ataque da última década. 

Ganso e Kaká

Essa última dupla citada aqui na seleta lista, infelizmente, jogaram pouco tempo juntos. Foi basicamente o segundo turno do Brasileirão e a Sul-Americana, ambos de 2014. Mas cito essa dupla de meias (coisa rara no futebol de hoje) porque com o retorno de Kaká, talvez foi a melhor fase de Ganso com a camisa tricolor. PH teve altos e baixos jogando pelo São Paulo, e no período em que Kaká esteve no Morumbi, o ajudou muito no seu jogo, algo em que a imprensa desconfiava, achando que o time não “encaixaria” com os dois meias, pura “balela”, com Kaká e Ganso jogando muito, o São Paulo foi vice-campeão Brasileiro e semi-finalista da Sul-Americana. Se Kaká tivesse chegado no início daquela temporada, acredito que um dos títulos poderia vir para o Morumbi.

É muito bom poder relembrar coisas boas da nossa rica história, e ver que o sucesso pode ocorrer de várias formas diferentes, não existe uma regra e nem uma receita e ser seguida. Essas sete duplas acima listadas, foram as que melhor representaram nosso tricolor neste século, mas não podia deixar de citar duas duplas mais antigas, porém, fantásticas e importantíssimas para a construção desse clube: Müller e Careca, e Oscar e Dario Pereyra.

E olhando para o nosso time atual, vejo Arboleda e Bruno Alves como uma das melhores duplas de zaga do Brasil e a melhor do clube desde o tri-hexa brasileiro. E prevejo uma dupla com potencial enorme para fazer sucesso e trazer títulos para o nosso tricolor: Daniel Alves e Igor Gomes. Uma dupla de meias com muita qualidade técnica e fazendo um misto de experiência e juventude muito bacana. Só resta saber se eles terão tempo para isso, pois Igor Gomes é a próxima jóia tricolor que deve seguir para a Europa, espero que demore, para que tenha tempo de fazer história no seu clube do coração.

E você, o que achou da lista? Faltou alguma dupla? Comente e dê sugestões.

Um abraço torcida tricolor.


Tiago de Melo. Profissional de Educação Física e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo. Apaixonado por futebol e um privilegiado por ser são-paulino desde sempre. Personal trainer presencial e online e gerenciador do blog TEM JOGO! Siga no Instagram @t.demelo e @tem_jogo

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Foto: Lancenet

Compartilhe esta notícia