Dois tempos é a coluna do Mário Pravato, publicada no Arquibancada Tricolor desde 2017, abordando tudo sobre o Tricolor Paulista.
Calma torcedor Tricolor, a minha coluna será sobre Neymar verdadeiro e o Tricolor, no entanto ainda não será agora que o camisa 10 do PSG virá para o Morumbi jogar pelo São Paulo FC (e eu também duvido que virá algum dia..).
O Neymar aí da foto é o famoso “Neymar do Nordeste”, Rogério, que atuou pelo Tricolor entre 2015 e 2017!
Muito meme e pouco resultado
Não é a primeiro vez que eu falo sobre memes aqui, já escrevi isso antes, o time do São Paulo é o campeão dos memes e eu também duvido que nossos rivais sejam tão bons no aspecto da zoeira!
Temos alguns perfis de zoeira maravilhosos. No entanto os memes viraram realidade na cabeça de parte da torcida, que passou a acreditar naquilo que lia e via em alguns perfis da internet.
Melhor defesa do Brasil, ArboLENDA, Kingnaldo, Pato careca matador, Dinizismo… Estes são alguns dos exemplos de brincadeiras que se transformaram em verdade na cabeça de alguns.
Sabe qual outro meme que virou moda no último mês? O do adulto Neymar, aquele jogador que seria fantástico dentro de campo, capaz de levar o PSG sozinho à conquista da Champions League.
Neymar chegou a ser citado na última semana pelo ala do Miami Heat, Jimmy Butler, como o maior jogador de futebol de todos os tempos! Uma coisa é ser “parça”, mas a outra é ser puxa-saco, não é, Butler?
Em conclusão, assim como o São Paulo, o Neymar também virou um grande meme!
Os memes e a soberba brasileira
Os memes trazem um pouco da soberba do futebol brasileiro, o tal futebol pentacampeão do mundo, capaz de ganhar quando quiser.
Recentemente tivemos mais um exemplo dessa soberba, em uma entrevista do técnico do Palmeiras, Vanderlei Luxemburgo, que ao falar do ex-técnico do Flamengo, Jorge Jesus, trouxe todo o combo da soberba aos microfones.
Porém o que vemos em campo é algo completamente diferente. O futebol brasileiro segue bagunçado, com baixo nível técnico, e com as constantes trocas de treinador. Falando sobre bagunça. o nosso calendário está tão errado, que por exemplo, não haverá pré-temporada em 2021, conforme relatado aqui no Arquibancada Tricolor.
Não sou contra os memes
Antes eu eu comece a tomar pedrada de todos os lados, quero deixar claro que não sou contra os memes. Como falei no começo da coluna, existem alguns muito bons, o grande problema é parte da torcida achar que o meme é igual a realidade e isso está bem longe de acontecer.
O que precisa ficar claro para o torcedor: Reinaldo não é KING, Diniz não é o Guardiola brasileiro e Neymar está muito longe de ser top 5 de todos os tempos do Brasil, quiçá à nível mundial…
Mas é aquela coisa, isso tudo é a minha opinião, mas infelizmente no nosso caso, os resultados estão aí para provar essa teoria. Que o São Paulo continue tendo memes, mas que volte aos memes do “segue o líder” e etc.
Mário Pravato Junior
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net