Basquete Tricolor: história, importância e momento

Espaço do Torcedor é a coluna quase que diária do Arquibancada Tricolor, que dá voz a todos os torcedores da arquibancada. Quer ver seu texto publicado aqui? Mande uma mensagem para nós!

Aproveitando a pausa, vamos contar a trajetória histórica do SPFC até a espetacular campanha no atual NBB.

O basquete do São Paulo é mais uma das atividades do clube social/poliesportivo do Morumbi. Existente desde a primeira metade do século passado, o tricolor fez parte do embrionário basquete nacional, onde se tornou campeão do extinto “Campeonato Paulista da capital” em 1943, porém com uma dificuldade orçamentária que rondava todo o esporte no Brasil, o São Paulo só voltou a conquistar um título em 1989, o também extinto “Campeonato estadual da primeira divisão”, o que deu ao clube o direito de disputar a elite em 1990.

Após isso, o São Paulo encerrou suas atividades profissionais de basquete até 2005, onde voltou a disputar o estadual mas através de uma parceria do o Santo André. Então, 29 anos depois, em 2018, São Paulo oficializou o retorno da sua equipe profissional de forma independente para disputa do estadual e da Liga Ouro.

Em um momento de crescimento exponencial do esporte e da Liga no Brasil, o investimento pode trazer patrocinadores específicos ou até extensões de contratos por valores maiores para exposição da marca no futebol e no basquete, assim como aconteceu com o Banco Inter, SPFC Chip, Urbano Alimentos e Betsul, podendo aumentar as receitas do clube, além de ser um esporte que já foi abraçado pela torcida.

No retorno, com um projeto ambicioso, foi anunciado como técnico o ex-comandante da seleção brasileira, Cláudio Mortari e um elenco mesclado entre juventude e experiência. Logo no estadual já conseguimos perceber o sucesso do projeto, o São Paulo atingiu sua melhor classificação no estadual, eliminando o tradicional Bauru e chegando até a Semi-Final contra o Franca. Na Liga Ouro, o projeto mostrou uma evolução ainda maior, chegando até a final, com uma campanha incrível e com o clube sendo abraçado pela torcida. Apesar de não conquistar o título, o São Paulo conquistou a vaga no NBB e se reforçou com grandes estrelas da Liga, como Shamell, Léo Mendl, Georginho, Jefferson, entre outros. O que reforça, novamente, o projeto ambicioso pelo titulo. Atualmente o São Paulo ocupa a 3° posição, e está conquistando a vaga direta para as quartas de final e com mando de quadra.

Números no NBB (19/20)

Posição: 3°
Campanha: 17-6 (73.9%)
Maior Pontuador: Shamell 18.6 PPG
Maior Assistente: Georginho 7.8 APG
Maior Reboteiro: Georginho 8.6 RPG

O próximo jogo do São Paulo pelo NBB é contra o Corinthians, dia 29/02 às 12h50, no Morumbi.


Vinicius Fernandes, 21 anos, estudante de economia, e formado em curso tecnico de jornalismo. Apresentador de podcast e apaixonado por futebol e pelo São Paulo FC desde que nasci. As vezes também perco noites de sono com NBA e NFL. Busco trazer informações com uma análise feita de torcedor para torcedor.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter. Conheça a nossa Loja.

Foto: Igor Amorim / São Paulo FC

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais