Bons sinais, mas ainda falta algo

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

A sensação após o empate por 1 a 1 contra o Fluminense no Macaranã, para nós são-paulinos, era amarga, já que a vitória estava praticamente garantida. Mais uma vez, sofremos gol no fim de uma partida importante e, embora possa ser considerada a possibilidade de ter havido uma falta no ótimo zagueiro Arboleda, há mais pontos que devem ser considerados após esse empate.

O primeiro é a falta de capacidade do setor ofensivo. Em três jogos, foram apenas dois gols marcados, sendo um por Bruno Alves (contra o Paraná) e no último domingo por Éder Militão. A entrada de Diego Souza, apesar da demonstração de mais vontade por parte do camisa 9, foi insuficiente para mudar o panorama fraco do nosso ataque até o momento. Pior é que para sua vaga como titular causou a ida de Valdívia para o banco de reservas. Essa é, definitivamente, uma decisão errada do técnico Diego Aguirre, já que Valdívia é um dos únicos que pode surpreender o adversário, com dribles, ousadia e boa finalização. Se querem recuperar Diego Souza (contratação questionável, para dizer o mínimo) não é razoável que o time perca qualidade para isso.

Por outro lado, o sistema defensivo do Tricolor tem sido o ponto positivo até aqui no trabalho de Aguirre. O time não sofre tanto, a zaga está bem protegida e me parece já bem claro que o sistema com três zagueiros é, com as opções que temos, o melhor caminho. Sofremos no domingo o primeiro gol neste Campeonato Brasileiro.

Portanto, embora o time pareça mais equilibrado e organizado, ainda falta poder de definição. Nosso ataque não produz suficientemente e, quando produz, não finaliza com qualidade. Esperamos que Gonzalo Carneiro seja uma boa opção, que possa estrear o quanto antes e que esse desequilíbrio seja trabalhado durante semanas como essa, sem jogos e com mais tempo para treinamentos. Estamos no início de maio e não há mais espaço para desculpas como falta de entrosamento, falta de preparo físico ou mesmo o tempo disponível para treinar.

E pra terminar, vamos ao Morumbi? Temos dois jogos extremamente importantes em breve: um no sábado (5/5, às 19 horas) e na quarta-feira seguinte (9/5, às 21:45) pela partida de volta contra o Rosário Central na Copa Sul-Americana. A torcida terá, como sempre, um papel fundamental para, dessa vez, deixar a equipe bem encaminhada nas competições que restam antes da pausa para a Copa do Mundo. Clique aqui para mais informações sobre ingressos.

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

* A opinião do colunista não reflete a opinião do site

Compartilhe esta notícia