Coluna do Felipe – Jardine caiu. E agora?

Foto: Rummens

A Coluna do Felipe é publicada às quintas-feiras pelo Felipe Morais e sempre trará detalhes sobre a rica história do Tricolor! Clique aqui e veja todas as edições da coluna.

Amigo Tricolores.

São quase 20 técnicos que por aqui passaram e nada resolveu. O problema do São Paulo é um pouco mais profundo que técnico. Está tudo errado. E não adianta só culpar o Leco. Como em toda a empresa, o presidente – ou CEO – é sempre o grande responsável pelos andamentos da empresa, ou seja, ela sim é o mais culpado, porém ele não trabalha sozinho, e é fato que ele não soube montar um time, na sua diretoria, capaz de fazer o São Paulo ser grande novamente.

Nada contra a pessoa do Leco, sempre muito educado, mas ele não tem capacidade de ser o presidente, ainda mais em um momento turbulento e de uma fila de títulos que parece não acabará nunca! Não acho que com a saída do Jardine, São Paulo volte a ser campeão. Nãoo é só esse o problema! Ele estava no começo do trabalho e é normal errar e acertar, porém ele errava muito nas mudanças, errava ao manter Jucilei e Hudson, mas é o que ele acreditava. Um técnico precisa de tempo para mostrar seu trabalho.

Falta experiência

Venho falando disso desde o ano passado, o Jardine é ótimo, mas não tem peito para aplicar no time titular o que pregou “na molecada” pois ele não tem o mesmo poder de liderança junto aos “medalhões” como Nenê, Diego Souza, Bruno Peres e o Cosplay do Tiririca, Reinaldo, que se acha o novo Junior e não joga nada. Não marca, não acerta cruzamento, não acerta drible. Ele é apenas engraçado, mas o São Paulo precisa de jogador, se precisa rir, chama o Fabio Rabin que é São Paulino e bem mais engraçado!

No futebol, nem sempre o melhor elenco ou melhor time vence. O Brasil de 1982 mostrou isso ao mundo, algo que a Holanda em 1974 já tinha feito. O Flamengo de Bebeto, Romário e Sávio. Até mesmo os “Menudos do Morumbi” não terem vencido uma Libertadores, prova essa teoria. O futebol é, literalmente, uma caixinha de surpresas, e as vezes, essas surpresas não são boas.

Cuca vem ai!!!

Ai sim! Agora estamos falando de um cara com títulos recentes. Um cara que pegou o Santos em uma “draga” ano passado e deu um padrão. De desacreditado, o Santos passou a disputar o campeonato com chances, mas seu péssimo campeonato, antes de Cuca, o fez perder pontos que fizeram falta para a reta final. Campeão da Libertadores e Brasileiro recente, Cuca fez, em 2004, um trabalho excelente no SPFC, montando o time de 2005. Mais experiente, rodado e campeão está melhor hoje do que era na época. Esse tem meu apoio e espero que agora, oficialmente, anunciado, ele possa dar uma cara ao time do São Paulo e principalmente nos dar títulos!

Mancini

“Se Jardine cair, Mancini – coordenador de futebol, que assumiu no lugar de Ricardo Rocha – assume como técnico”. Perfeitamente compreensivo. Ele é um técnico razoável, fez bons trabalhos, mas poucos títulos. Não é o cara para assumir agora o São Paulo nessa péssima fase sem títulos, mas no esquema que fará, tendo Cuca como um mentor, para essa fase, vamos torcer para que dê certo.

Entretanto, esse artigo é para refletir o que muito se falou dos possíveis técnicos que poderiam vir para o São Paulo. Cuca, sem dúvida, é um dos grandes técnicos da atualidade, mas a sua saúde está um pouco debilitada e ele só assume o SPFC em Abril, mas vamos fazer uma brincadeira aqui com a torcida e pensar, caso ele não viesse, os nomes que muito se cogitou, e que, claro, se Cuca não conseguir fazer o SPFC jogar, serão falados novamente!

Luxa?

Tenho lido muito sobre Luxa no SPFC. Não quero! Depois que Telê saiu do SPFC, queria! No começo dos anos 2000, queria! Mas hoje? O que ele fez de bom nos últimos 10 anos? Ele ganhou um Campeonato Carioca, com o Flamengo, em 2011. E depois? Trabalhos péssimos no Grêmio, Cruzeiro e Fluminense. Foi mal na 2ª divisão do “poderoso” campeonato Chinês. Ganhou um estadual com o Sport, onde tem 2 ou 3 times disputando campeonato, em 2017. E o que mais? Não achem que o “Pofessô” de hoje é aquele multicampeão do fim dos anos 90, começo de 2000. Não é! Para mim, descartado, não tem mais competência para assumir, pode até “falar a língua do boleiro” mas está em decadência e não é mais respeitado. Tem peito para bater de frente com mimizento, sem dúvida, mas o seu prestigio não é mais o mesmo para poder segurar sozinho a crise. A diretoria, nem pense que estará ao seu lado, pois já provou  com Aguirre e Jardine que está sempre ao lado dos jogadores.

Jair Ventura?

Sempre ouvi que “o povo brasileiro não tem memória” e pedir o Jair é a prova disso! O cara foi mal no Santos e no Corinthians. E isso no ano passado!!!! Ele quase rebaixou o Corinthians – pena que fracassou nessa missão – e foi péssimo no Santos. Se acha o melhor técnico do mundo, até o jeito de falar dele é arrogante, para trazer ele, pagando uma fortuna, mantinha o Jardine, que é até melhor que ele! Só que Jardine ainda não tem o agrado da mídia que Jair já tem, até pelo pai famoso. Se é para apostar na “nova safra” mantinha o Jardine.

Roger Machado?

Será que quem o pediu, não acompanha futebol? Ou o técnico do Palmeiras, no PlayStation é ele? O cara foi péssimo no Palmeiras, não deu padrão, foi engolido pelo milionário elenco do Palmeiras que só deu “liga” quando trouxe um treinador de ponta, Felipão. Ainda o querem? Outro que não é mais do mesmo. Para trazer ele, mantinha o Jardine! Igual com o Jair Ventura. Não tem a menor chance dele dar certo no São Paulo de hoje, técnico calmo, não mudará os rumos do tricolor.

Muricy Ramalho?

Amigos. Parem de sonhar! Seria o ideal, sim! Mas está milionário. Hoje, na Globo, está ganhando menos do que se fosse técnico, mas está fazendo o que gosta e sem o stress do dia a dia do futebol. E esse ganhando menos, é um salário de três dígitos!!! Ele não volta para os gramados. Podemos sonhar com ele, um dia como dirigente – eu queria como presidente – mas no momento ele está ganhando seu dinheiro na Globo e com palestras pelo país, ao lado de Denilson. Esquece! Seria o ideal, o mais desejado e um dos únicos a dar um jeito no time, mas além de tudo, ele e o Leco nunca se deram bem e Muricy não volta ao São Paulo enquanto o Leco por lá estiver.

Rogério Ceni

A passagem do M1TO pelo São Paulo, não foi boa, mas se comparar com os outros, foi bem melhor. Leco o usou como escudo e apelo para eleição. M1TO está bem no Fortaleza e minha previsão é que ele volte para o SPFC em 2023 com mais bagagem e experiência e traga para nós os títulos que o Telê trouxe. Ainda é cedo para a sua volta e o queimaria no time. E com o Leco, ele não volta! Então, vamos esperar um pouco mais. Rogério, será o melhor técnico do pais em poucos anos. Isso eu tenho certeza! Mas ainda está em processo de grande amadurecimento.

Edgardo Bauza?

El Patón está no Rosário Central. Se pensar em Libertadores, foi o melhor técnico que tivemos nos últimos tempos. Nem Muricy nos colocou em uma semifinal de Libertadores nos últimos 10 anos. E que fique claro, sou fã do Muricy, mas contra fatos, sem argumentos! Ele está na Argentina, fazendo um bom trabalho por lá, seu país, não sei se toparia largar tudo para pegar um time destroçado emocionalmente e com tanta incompetência ao redor. Inclusive já disse que pode encerrar a carreira treinando o Rosário, time que começou a carreira de jogador e depois como treinador. Ao que me parece há um amor dele pelo time, como de Muricy pelo SPFC, e contra isso não se pode “lutar”. Esse eu descartaria, mas me agradaria a sua volta.

Juan Carlos Osório?

Em 2015, a torcida gostou de sua passagem, seus métodos e carisma, tínhamos tudo para conquistar algo com ele, mas a proposta do México era um dinheiro para nunca mais trabalhar, nem ele, nem os netos dele! Ainda mais disputar uma Copa do Mundo, isso pesou na decisão e duvido que no lugar dele, por mais são-paulino que sejamos, alguém pensaria diferente. Imagina você ganhando 10 mil por mês e de repente receber uma proposta de 150 mil por mês. Iria?

Quem sabe, um ano ao lado de Cuca, não seja benéfico ao Jardine?


Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Foto: Rummens

Compartilhe esta notícia