#ColunaAT – Agora é Brasileirão!

A TRIbuna do Braga é escrita pelo Rodrigo Braga em todas às sextas.

Chave virada, o Paulistão já é passado. Mas antes é preciso dizer que o São Paulo tem sim do que se orgulhar da campanha do vice-campeonato. Faltou pouco para o título, apesar de todas as dificuldades pelo caminho. E o time saiu do Estadual com uma força que seria inimaginável projetar 30, 40 dias atrás. Então, agora é Brasileirão e o Tricolor chega forte na competição principal do futebol nacional.

Diretoria decide

O que esperar do time no Brasileirão? Vai depender muito do que a diretoria pretende. Se a ideia é vender os jovens de Cotia na primeira oportunidade pela primeira oferta já no meio do ano, teremos mais uma vez um campeonato de remontagem de time e de meio de tabela. Ou seja, mais um Brasileirão insosso. Mas se a pressão por manutenção desse time (que é bom), do elenco (que é bom), com uma comissão técnica de primeiro nível, dá sim para projetar algo bem melhor. Hoje, antes da largada, eu colocaria o São Paulo entre os que vão brigar por vaga na Libertadores e, dependendo das circunstâncias ao longo do campeonato, pode sim tentar beliscar a taça.

DM preocupa

Só me preocupa o excesso de contusões no elenco. Não é normal e já passou da hora de termos uma explicação e, principalmente, medidas sendo tomadas. Em um campeonato forte e longo como o Brasileirão, Departamento Médico constantemente cheio pode ser fatal.

Arrancada

Serão nove rodadas até a paralisação para a Copa América. Seria excelente arrancar bem nesta primeira parte, pois depois (e não é chavão dizer isso) será um outro campeonato. A tabela tricolor neste início não é das mais complicadas, ainda mais se levarmos em conta que o jogo mais difícil (Flamengo na terceira rodada, no Morumbi) deve ter os cariocas com time reserva por causa da Libertadores. É importante o time ter este foco da necessidade de largar bem.






Pressentimento

Não sei vocês, mas estou com um palpite de que Alexandre Pato vai arrebentar neste Brasileirão.


Rodrigo Braga. Tenho 40 anos, sou um paulista, paulistano e são-paulino radicado em Santa Catarina, onde há mais de 20 anos atuo como jornalista. Fui editor de esporte e participei de coberturas de Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos e outros eventos internacionais. Sou louco por futebol, mas, principalmente, sou louco pelo São Paulo Futebol Clube.

*A opinião do colunista não reflete a opinião do site

Comente com sua conta do Facebook: