#ColunaAT – Espiral de desespero

A TRIbuna do Braga é escrita pelo Rodrigo Braga em todas às sextas.

Acho que ninguém discorda, por mais clubista que seja, que o São Paulo tem uma enorme dificuldade de achar um rumo. Projetos, ideias, material humano, tudo isso até existe, mas acaba virando pó rapidinho neste espiral de desespero que se tornou o clube. Não há convicção que faça aniversário no nosso Tricolor hoje em dia. Tudo, seja bom ou nem tão bom assim, dura o prazo da primeira pressão. E se vai. Agora, por exemplo, o time que foi montado no ano passado a princípio para render frutos neste ano, já não presta mais e vai ser substituído por outra proposta de jogo. Não questiono se essa nova será boa ou ruim, é cedo para dizer. Mas o problema do São Paulo nesta década perdida é a total falta de convicção no que faz. Que agora então que os medalhões serão rifados e é a vez do estilo Cuca, que ao menos a direção dê condições para que esse trabalho possa se estabelecer. Do contrário, já sabemos bem como essa roda gira.

Troca-troca

Me parece claro que Cuca pediu reforços que ele confia e ouviu da direção que para isso precisaria topar a substituição de algumas peças caras do elenco. Eu, mero torcedor palpiteiro e que não vivo o ambiente diário do clube, não dispensaria ninguém, pois a temporada requer elenco forte e com opções de verdade no banco. E traria os reforços, desde que sejam do nível que o São Paulo merece. Porém, entendo a pindaíba do clube e a necessidade de equacionar gastos. Diego Souza por Alexandre Pato? Ok. Ainda duvido, mas é o que dizem por aí. Jucilei (que eu transformaria em zagueiro) por Tchê Tchê? Ok também. Nenê, se sair mesmo (eu manteria), precisará ser substituído mais por um jogador com características de camisa 10 do que por um meia-atacante. Roger Guedes, por exemplo, não vejo como um excelente negócio, até porque é caro também. Por fim, Bruno Peres, que poderia ser trocado por um pote de sorvete que já seria vantagem (quem teve a ideia de gênio de trazer o cara ganhando em euros merece um prêmio). O problema é que lateral-direito bom no mercado hoje é artigo de luxo. Mas nesse caso o que vier é lucro.

(Indi)Gestão

Se te contassem que o CEO da sua empresa comprou um produto por R$ 10 milhões e pouco mais de um ano depois (em que o produto até rendeu bem), deu ele de graça para outra empresa, sem nenhuma vantagem na negociação, apenas para “conter gastos”. O que você faria? Pois é, eu também…

Monstro sagrado

A cada gesto, Diego Lugano se torna um ídolo cada vez maior no Tricolor. Agora dirigente, recusou um chamado para concorrer (e provavelmente ser) presidente da Federação Uruguaia (a CBF deles), para não deixar o São Paulo em um momento de sérias dificuldades do clube. Já disse outras vezes, a presença de Lugano no ambiente do futebol é muito importante. Ele inspira pelo exemplo (deveria, pelo menos). E mostra pra geração futmesa a dimensão do que é o São Paulo Futebol Clube. Gracias, Dios!

Nada ajuda

É inadmissível o que se passou no Morumbi no último final de semana. Chuvas ocorrem e sempre vão ocorrer, são comuns em uma cidade como São Paulo. Absurdo é o poder público não dar as condições para que os danos sejam minimizados em casos como este. O prejuízo é enorme em todos os aspectos, e fica aqui uma dúvida: a direção tricolor não tem nenhuma força política para agilizar os projetos que resolveriam os problemas de alagamentos na região do estádio? É o que parece…

Pra encerrar

Perguntar não ofende: o que aconteceu com o Hernanes durante a fatídica pré-temporada na terra do Mickey?







Rodrigo Braga. Tenho 40 anos, sou um paulista, paulistano e são-paulino radicado em Santa Catarina, onde há mais de 20 anos atuo como jornalista. Fui editor de esporte e participei de coberturas de Copa do Mundo, Jogos Pan-Americanos e outros eventos internacionais. Sou louco por futebol, mas, principalmente, sou louco pelo São Paulo Futebol Clube.

*A opinião do colunista não reflete a opinião do site

Foto: Rummens

Comente com sua conta do Facebook:
Você já conhece a Loja do Arquibancada? Modelos exclusivos para você mostrar o seu amor pelo Tricolor!