Como seria o meu São Paulo com Daniel Alves e Juanfran

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Dois tempos é a coluna do Mário Pravato, publicada no Arquibancada Tricolor desde 2017, abordando tudo sobre o Tricolor Paulista.

É muito legal brincar de ser o Cuca, mas seria mais legal ainda ser o técnico Tricolor e contar com toda essa matéria-prima que o São Paulo dispõe, além dos milhares de reais que caem na conta todos os meses. Brincadeiras à parte, resolvi escrever como eu escalaria o meu São Paulo com Daniel Alves e Juanfran, e contando que todos os atletas do elenco estivessem saudáveis (outro faz de conta, pois temos um sapo enterrado em nosso departamento médico…).

Juanfran e Dani titulares

Já que estamos em um faz de conta, Juanfran e Dani estariam 100% fisicamente após sua rápida pré-temporada, já que estavam de férias na Europa. Ambos seriam titulares no meu time, com o espanhol escalado na lateral-direita e o brasileiro no meio de campo, porém vou explicar seu papel tático mais pra frente.

Reinaldo fora, Liziero titular!

Lembrando que aqui todos os jogadores estão 100% fisicamente, logo Reinaldo iria para o banco, com a entrada do garoto Liziero, que teria uma função muito importante como lateral-esquerdo, fechando o meio de campo junto com os volantes, dando total liberdade para Daniel Alves atacar e até mesmo Juanfran. Igor Liziero não seria um “falso” lateral-esquerdo, pois poderia fazer também uma boa dupla com Dani pela esquerda.

Restante da zaga permanece

Não sou louco de mudar o restante da zaga. Volpi permanece no gol, ainda mais que Jean não é confiável e pelo visto Lucas Perri não permanecerá no Tricolor e a zaga contaria com Arboleda e Bruno Alves, já que ambos não foram negociados com a Europa no fechamento da janela de verão. Igor Vinicius e Reinaldo seriam os reservas imediatos de Juanfran e Liziero, com Léo e Hudson como terceira opção.

Luan e Tchê Tchê na volância

Mesclaria a juventude de Luan com a experiência de Tchê Tchê. Cuca já tem feito isso e eu não mudaria essa dupla. Hudson é um importante reserva para os dois, e Liziero também poderia ser usado nessa função, dependendo do adversário do Tricolor. Eu não escalaria Hernanes mais como volante, acho que não tem mais idade e físico para tal.

Chega de 4-2-4!

Até agora o meu time está em um estilo clássico, com 4 atrás, e dois volantes no meio, e como será o restante do meio pra frente?

Não dá pro time ficar jogando no 4-2-4, ou esperando que Everton, Toró ou Pato armem as jogadas.

Eu iria com 3 jogadores no meio, com Daniel Alves aberto pela direita, Pato pela esquerda e Hernanes no meio. Esse esquema tem que ser bem treinado, pois a ideia é que Pato encoste no ataque, e que Dani fique livre para flutuar, podendo tabelar com Juanfran ou Liziero, dependendo de qual lateral esteja subindo para atacar, jamais os dois, caso contrário a defesa ficará desguarnecida.

Esses três jogadores do meio possuem inúmeras peças no banco para alterar a dinâmica do jogo e a forma de jogar do Tricolor. Antony e Toró neste momento são jogadores pro segundo tempo, não podem ter a responsabilidade jogada em seus ombros. Calazans e Everton é outra dupla que também pode contribuir dependendo do jogo. Vitor Bueno e Igor Gomes ficariam de backup de Hernanes.

Pablo no ataque, com a sombra de Raniel

Não custa lembrar mais uma vez que está coluna considera todos os jogadores em 100% de sua forma física, sendo assim, Pablo seria o meu titular, com Raniel fazendo uma excelente sombra. No dia que Pablo estiver mal, Raniel vem pra campo, no máximo até os 15 minutos do segundo tempo, com pelo menos meia hora de jogo para provar seu valor.

Com o auxílio de Pato e principalmente Dani Alves, Pablo não ficaria sozinho, podendo também fazer o pivô ou tabelar com Hernanes, que é um excelente chutador de fora da área.

Meu time ideal

Recapitulando, o meu time ideal ficou assim: Volpi, Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Liziero; Luan e Tchê Tchê; Dani Alves, Hernanes e Pato; Pablo.

Este será o time de Cuca? Não faço a menor ideia. Não acompanho os treinamentos e confesso que não acompanho as ideias do nosso treinador há bastante tempo, mas voltando a realidade, temos muitos problemas físicos e também acredito que tanto Juanfran, como Daniel Alves, não estão 100% fisicamente e não estarão tão rapidamente.

Cabe ao treinador tricolor treinar a melhor escalação e desta vez não tem desculpa, pois o Tricolor só disputa o Brasileirão e não precisará jogar 2x por semana sempre até ao final do ano.

Como seria o seu time?

Você gostou do meu time? O que você mudaria? Não precisa me chamar de burro porque eu não escalei o seu jogador preferido, talvez nossas leituras sobre o futebol sejam diferentes. Escale seu time ideal nos comentários, usando o mesmo critério que o meu, fazendo de conta que todos os jogadores estão 100% fisicamente.


Mário Pravato Junior

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Compartilhe esta notícia