OPINIÃO – Conheça o dicionário pistola de Fernando Diniz

Fernando Diniz é único. Seja pelo seu jeito de jogo ou a forma que se comporta na beira do gramado. E o que virou meme foi o Tricolor vencendo por 3×0 e o Diniz pistola na área técnica.

Leia o texto até o final e venha decifrar o que significa cada expressão usada pelo treinador. Confira o dicionário do Dinizismo:

Diniz:
“Trabalha, Trabalha e Movimenta”

O professor grita muito isso quando quer o time trocando passes e rodando a bola até encontrar alguém livre.

Afinal, os adversários já sabem que o São Paulo gosta de ficar com a bola e os adversários colocam 11 jogadores no campo de defesa, né, Renato Gaúcho?

Sendo assim, o São Paulo sabe explorar muito bem os 3 meias que armam o time. Ou seja, quando essa instrução é passada, o trio Dani Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes serão ainda mais acionados.

SPFC ganhando de 3×0
Diniz: “Acelera, São Paulo”

Pode parecer slogan do João Dória, mas é só o Diniz querendo o time com uma transição ofensiva mais rápida. Essa instrução é totalmente contrária a primeira, quando o treinador pede calma para o time trabalhar bem a bola.

A ideia aqui é contra-atacar e surpreender o adversário com rapidez, enquanto o rival ainda não fez a recomposição. 

Porém, essa instrução tem uma dificuldade: com tantos meias criativos no time, o SPFC abre mão de pontas de velocidade, algo que o elenco atual não oferece.

Por isso, é fundamental pilhar quem tá no campo pra fazer essa bola correr mais rápido e dar ritmo ao jogo.

“Vamo, Igor Gomes”

Expressão usada para pilhar o meia do São Paulo.

Igor Gomes
Foto: Reprodução / Premiere

Como falado acima, o Tricolor não possui tanta velocidade no ataque. Logo, a cobrança para dar dinâmica e velocidade ao jogo recai sobre o meia com mais mobilidade do elenco: Igor Gomes.

Não precisa esperar 10 minutos de jogo para o treinador pegar no pé do camisa 26.

E tem dado certo. Ao final de 2020, o atleta reencontrou o bom futebol jogando numa posição diferente, mais à esquerda do campo, com liberdade para circular.

Diniz: “Agride, São Paulo”

Instrução não indicada se o elenco conta com Felipe Melo ou Fagner.

Como todo bom time de toque de bola e que ama uma posse, o Dinizismo muitas vezes fica refém daquele futebol de passes curtos que não machuca ninguém. Um exemplo disso foi a eliminação para o Grêmio na Copa do Brasil.

Dessa forma, é fácil ver o treinador louco na área técnica gritando para o time ser mais agressivo, cruzar mais bolas e infiltrar para finalizar.

Por enquanto, exceto o jogo contra o Tricolor do Sul, tem funcionado. O SPFC tem o melhor ataque do Brasileirão com 47 gols feitos e pode ser campeão

Enfim, esse foi o dicionário do Diniz, que trouxe os detalhes das instruções do técnico. E aí, qual instrução é a sua preferida? Deixa seu comentário!


Gabriel Augusto. Gabriel é Redator, tem 27 anos e é um dos maiores Corneteiros de sofá do SPFC. Perfil no Twitter (@augustopontotxt)

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter. Conheça a nossa Loja.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais