Gabriel Novaes. Podemos apostar?

A Coluna do Felipe é publicada às quintas-feiras pelo Felipe Morais e sempre trará detalhes sobre a rica história do Tricolor! Clique aqui e veja todas as edições da coluna.

Aqueles que acompanharam a Copa São Paulo de 2019, viu uma dupla que tinha enorme potencial de ser um sucesso no time titular: Anthony e Gabriel Novaes. Nem de longe comparando o talento, mas me remeteu a Muller e Careca, pois assim como os consagrados atacantes, Anthony e Novaes tinham um entrosamento muito bom e eram muito efetivos em suas jogadas. Gabriel, foi o artilheiro da Copinha com 10 gols, inclusive a dupla fez os 2 gols do São Paulo na final contra o Vasco.

Não à toa, ambos chamaram muito a atenção, Anthony, como sabemos, foi para o time titular, oscilou, como todo o garoto, mas nos deu alegrias, Novaes, foi adquirir experiência na Europa, jogando no time B do Barcelona. Oscilou, também, e não teve o desempenho esperado por lá. Ele chegou a ser emprestado ao Córdoba, time da 3a divisão da Espanha e agora está de volta ao São Paulo. Ele ainda tem proposta da Espanha, mas o São Paulo poderia ter um pouco de paciência e manter o garoto por aqui. Primeiro, porque com a ida de Raniel para o Santos (Graças a Deus), o tricolor tem apenas Pablo como camisa 9, e como vimos em 2019, Pablo não é um jogador confiável, devido a inúmeras lesões. Espero que esse ano ele possa jogar mais, pois potencial ele tem, não é um Careca, mas é um jogador de muita qualidade e técnica, em forma, poderá ajudar muito o São Paulo.

Gabriel merece uma chance

Eu sei que já vimos muito esse filme de jogador se destacar na Copinha e não vingar no time titular. Foi assim com Sérgio Mota, Renatinho, Harisson, João Paulo, Henrique Almeida, Lucas Gaúcho entre outros que não me recordo agora, porém, todos esses tiveram chance no time titular, não corresponderam e acabaram indo para outros países, ganhar dinheiro, jogar futebol, mas sem dar as alegrias à torcida como Bordon, Kaká, Rogério Ceni, Breno, por exemplo, deram.

Eu avalio que ele merece uma chance assim como Luan, Lizieiro, Anthony e Igor Gomes tiveram e estão sabendo aproveitar. Acredito que Gabriel seja um centroavante “raíz” daquele que sabe se posicionar e tem frieza para definir a jogada. Ao lado de Pablo, Pato, Daniel Alves e Hernanes, o jovem tem tudo para ser mais uma jóia da base que deu certo.






Será que os empresários vão deixar?

O que mata o futebol é empresário. Fica na cabeça do moleque dizendo que ele é o novo Pelé e pronto, já sobe o sucesso a cabeça de quem ainda não tem uma cabeça formada, o jogador vislumbra e vira mais um na multidão que vai jogar em ligas mais fracas para fazer seu empresário ganhar dinheiro. Espero que Gabriel tenha a cabeça no lugar, ouça os outros jogadores que com ele jogaram na Copinha de 2019, e possa ficar no São Paulo, até porque, com as constantes lesões de Pablo, ele tem grandes chances de ser titular muitos jogos.


Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br

*A opinião do colunista não reflete a opinião do site

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Comente com sua conta do Facebook: