Mais uma vez o elenco escolhe com quem trabalhar? | OPINIÃO

Após a derrota para o Fluminense no último sábado (5) pelo Campeonato Brasileiro, surgiu a história de uma discussão forte entre Patrick e outros do elenco com Rogério Ceni, por conta de uma substituição do atleta na partida.

Logicamente, a grande maioria da torcida está insatisfeita com o trabalho de Ceni no comando da equipe, mas enquanto você lê esse texto, tente pensar friamente por um momento.

Alguns jogadores que estiveram na derrocada do Brasileirão 2020, quando o São Paulo liderava e tinha boas chances de ser campeão, mas subitamente caiu de desempenho após a briga entre Diniz e Tchê Tchê, estão no elenco atual.

Da mesma forma, o elenco tem muitos remanescentes do grupo que também deixou de correr com a mesma intensidade de antes, após ficarem bravos com a metodologia dos preparadores físicos da comissão de Hernán Crespo.

Tá, mas o que tem a ver uma coisa com outra?

O treinador Rogério Ceni tem o trabalho contestado com razão por algumas insistências e teimosias, mas fora o fato de ter um elenco de qualidade mediana para trabalhar, vemos aqui mais uma vez a situação em que o elenco escolhe para quem quer trabalhar (a apuração sobre a briga foi feita também por Marcelo Baseggio da Gazeta).

Lembro sempre de um termo que Edgardo Bauza usava em entrevistas: Hierarquia. Por mais que Ceni tenha algumas convicções que não entendemos, ele é o treinador e não cabe a jogadores de qualidade mediana, contestarem suas decisões. Jogadores que deixaram a desejar em momentos importantes do ano e, convenhamos, não estão com muita moral pra isso.

O próprio Patrick, é um jogador que não aguenta atuar por 90 minutos com o mesmo rendimento e havia sido defendido por Ceni, pelas críticas à sua forma física.

Nos bastidores de tudo isso, mais uma vez, um grupo que deveria tomar a frente e o pulso de toda a situação, fica assistindo de camarote: a diretoria de futebol do São Paulo FC.

Discussões são normais e acontecem em um grupo de jogadores com treinadores. Muitas vezes isso é até benéfico para a melhoria de resultados e ambiente, mas pelo histórico recente, citados acima como o Brasileirão de 2020 e saída de Crespo, fica claro quem manda no clube.

Como ter pulso firme e cobrança, quando você deve?

Fica muito difícil você conseguir cobrar algo e mostrar pulso firme, se está devendo compromissos há tanto tempo, como é o caso da diretoria do São Paulo. A solução mais fácil e barata, passa a ser, fingir que não vê e não interferir. Depois, é só trocar o treinador.

Alguns devem se lembrar de um episódio parecido em 2001, quando o treinador Nelsinho Baptista afastou três jogadores que chamou de “laranjas podres” e que influenciavam negativamente o ambiente.

Naquela época, o São Paulo também vivia momentos conturbados na gestão, tinha Paulo Amaral como presidente e problemas na administração do elenco, como o caso do afastamento de Rogério Ceni após uma proposta do Arsenal.

O que fazer então?

Não posso ter a pretensão de dizer, daqui do lado de fora, o que devem ou não fazer, mas acredito que seria muito benéfico para o São Paulo, não renovar, negociar, emprestar, se livrar de jogadores que seriam os “cabeças” desse tipo de movimentação dentro do elenco.

Quando a diretoria apenas demite o treinador, ela “passa o recibo” que o elenco pode fazer o que quiser e pode escolher quando vai correr e quando vai deixar de se esforçar conforme for o técnico.

No Brasil, isso é muito comum, pois não existe respeito à hierarquia e como os clubes são reféns de empresários e das dívidas com jogadores, esse cenário é frequente.

Os mesmos jogadores, se estivessem em algum clube europeu, seriam prontamente afastados e aprenderiam a ser mais profissionais.

Mas profissionalismo e São Paulo Futebol Clube, são coisas que caminham em lados opostos há muito tempo.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter. Conheça a nossa Loja.

Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter. Conheça a nossa Loja.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais