Com apenas 3 jogos à beira do gramado como treinador do São Paulo, o argentino Hernán Crespo parece dar indícios de que podemos esperar bons frutos de seu trabalho, e ao mesmo tempo já começa a empolgar boa parte da torcida são-paulina. As duas goleadas contra Inter de Limeira e Santos são responsáveis por despertar esse sentimento ao torcedor.
Logicamente que com resultados positivos as análises sobre o trabalho do treinador serão positivas também. Por isso, nesse momento, prefiro deixar de lado qualquer análise que seja feita baseada em resultados. É claro que o resultado é importante, ainda mais para um clube que está há anos sem ganhar, com uma série de frustrações nas costas, mas assim como tudo na vida, o resultado é o produto de um longo processo. Esse processo está sendo construído pela nova gestão e o trabalho do Crespo é parte disso. Acredito que o caminho é avaliar a estrutura que está sendo construída em torno do jovem treinador.
Feito essas considerações, o que se pôde ver até agora foram coisas que particularmente me agradam bastante. Em pouquíssimo tempo de trabalho, ele já tem conseguido renovar a energia do grupo. A atitude e a postura dos jogadores dentro de campo já é outra. No último jogo contra o Santos, mesmo vencendo por 4×0 os jogadores ainda estavam “mordendo” o tempo todo. Nas coletivas, o treinador responde muito bem as perguntas e deixa claro que é muito importante que o elenco tenha raça e gana de vencer. Quando é perguntado sobre seu sistema de jogo, também é transparente e responde que não existe um sistema fixo, e sim uma ideia de jogo com a preferência por jogar com uma linha de 3 zagueiros, mas que dependendo das circunstancias da partida e dos adversários, isso pode ser alterado sem nenhum problema. Resumindo, o sistema de jogo do Crespo demonstra ser adaptável, com uma equipe que pode atuar de maneiras diferentes, e talvez o mais importante: o treinador não é um defensor ferrenho das suas ideias e indica estar aberto às possibilidades. Ou seja, teimosia e insistência não parecem ser a dele.
Crespo tem como característica apostar em uma equipe de defesa sólida, com posse de bola e agressividade no ataque. O sistema tático adotado tem sido o 3-5-2, com a entrada do Léo para compor a zaga com a dupla Arboleda e Bruno Alves. Léo entrou bem, conseguiu ser mais seguro e fez bons jogos. Também foi o caso do zagueiro Diego Costa, que atuou na “estreia” da formação ainda sob o comando do interino Vizolli contra o Flamengo pela última rodada do Brasileirão e foi bem. São dois jogadores que foram utilizados durante a temporada passada e que não conseguiram se firmar na posição com o sistema de 2 zagueiros. Já com a linha de 3 zagueiros, eles demonstraram mais segurança e podem vir a ter um crescimento de produção. Igor Vinicius e Reinaldo atuando como alas tem aumentado o poder ofensivo da equipe, afinal são laterais que possuem como maior característica apoiar o ataque. Crespo tem dado chances ao Rojas, que ficou 2 anos afastado dos gramados por conta de sérias lesões no joelho e a resposta do jogador dentro de campo tem sido muito positiva também, já que é um jogador de drible e velocidade. Me arrisco a dizer que é o único do elenco que tem condições de proporcionar jogadas de mano a mano. Outro jogador que tem ganhado a confiança do novo treinador é o Pablo. O atacante que vinha sendo muito criticado pela torcida, iniciou a temporada com uma outra “cara”, fazendo gols e sendo importante na construção das jogadas. Parece estar espantando a má fase e também é mais um que apresenta um crescimento nas mãos de Crespo.
Fora a melhora de rendimento de alguns jogadores, o ambiente interno e a relação do treinador com o grupo tem sido muito elogiado por pessoas que frequentam o dia a dia do clube. Crespo procura sempre manter uma proximidade dos seus atletas através do bom humor e do diálogo. Além da boa relação, o comandante modificou um pouco a rotina de treinamento do elenco e definiu que haverá treinos em dias de jogos em casa. Ou seja, quando o São Paulo for jogar no Morumbi, no mesmo dia do jogo, terá treino pela manhã. É um novo momento no tricolor paulista, com novas ideias e metodologia de trabalho diferente.
Mesmo sem ter exigido reforços em sua chegada, a diretoria são-paulina tem ido no mercado buscar alguns atletas. São os casos do atacante Bruno Rodrigues, o lateral direito Orejuela e o experiente zagueiro Miranda, únicos confirmados até o momento. Além desses 3 atletas, o treinador pode vir a contar com o meia Benítez do Vasco (está muito próximo de ser anunciado) e o jovem volante uruguaio Gabriel Neves do Nacional-URU (em negociação). Ainda existem sondagens em cima dos atacantes Matheus Babi e Rafael Borré, mas nada concreto. Todos os possíveis reforços são comunicados ao Crespo para que o mesmo dê o seu sinal de positivo, indicando que o atleta será aproveitado sob seu comando.
Com os reforços que estão chegando, principalmente com Orejuela e Miranda, a equipe ganha corpo e se torna ainda mais competitiva. Se esse projeto realmente vai vingar, só o tempo dirá. De qualquer maneira, a estrutura montada pela nova diretoria está sendo bem-feita, o futebol necessita de planejamento para ter sucesso e tudo nos leva a crer que o São Paulo está finalmente tentando se reorganizar.
Vale dizer: o total respaldo de um enorme ídolo como Muricy Ramalho, em cima do trabalho do treinador, é algo que também faz com que a expectativa em torno seja alta. Faz com que pelo menos possamos acreditar que temos uma nova gestão com vontade de promover grandes mudanças no clube, que temos um bom técnico com ideias novas, e principalmente mentalidade vencedora para quem sabe finalmente nos tirar da fila. Eu estou “cresponizado” e vocês?
Luigi Selmo, 24 anos, paulista de Osasco, criado e morando em Florianópolis. Formado em Geografia pela UFSC. São-paulino desde pequeno, completamente apaixonado por futebol e futuro comunicador esportivo.
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.