Pato, Pablo e Dani. Um ataque de peso!

A Coluna do Felipe é publicada às quintas-feiras pelo Felipe Morais e sempre trará detalhes sobre a rica história do Tricolor! Clique aqui e veja todas as edições da coluna.






Amigos tricolores

Não é nenhuma viagem sonhar com um ataque como esse no São Paulo. Alguns podem começar a ler e dizer “xiiii, mais um queimando o Antony”. Não! Quem me acompanha aqui, sabe que já fiz alguns artigos elogiando o menino, até mais pelo seu caráter do que pelo seu futebol de enorme potencial. Não queimo jogador, dou apenas a minha opinião.

Dito isso, voltemos ao artigo que não tem a menor intenção de queimar o jovem Antony, de, repito, muito potencial, mas que na minha visão merece, momentaneamente um banco para que o deslumbramento passe! Ele só tem 19 anos! É normal e as vezes uma bronca ou castigo ajudam a voltar a ser quem é! Antony, se ficar no São Paulo, será um dos grande ídolos do time nos próximos anos! E protagonista de títulos! Só precisa voltar ao seu estado normal, no momento, acho que ele está no estado de euforia da idade e por tudo o que está ocorrendo, algo que está dentro do processo de amadurecimento de um garoto de 19 anos, mas que os mais experientes, precisam aconselhar.

Que ataque!

Assim como muitos, eu também não gosto de ver Daniel Alves no meio. O cara é o melhor lateral do mundo e não meia! Alguns podem defender que ele vinha jogando, na Europa, mais avançado, ok, mas na seleção ele era “lateral raiz” e foi o melhor da recente Copa América! Craque que se cuida e por isso ainda tem muita lenha para queimar! Se trouxeram Juanfran para a lateral, então que faça o óbvio jogando com os 2, com Juanfran mais defensivo e Daniel mais ofensivo. Seria uma ala direita com muito respeito e qualidade, é o óbvio, mas temos um técnico ótimo, mas que gosta de inventar…

Pato aberto na esquerda

Seria o cara “a flutuar” no campo, usando um jargão do mundo do futebol! Ele não pode ter uma posição fixa e muito menos cobrir lateral, com isso, Reinaldo ficaria mais preso na defesa e Pato com menos obrigação de marcar. É difícil entender que jogador quando volta para marcar, quando a defesa recupera a bola além de cansado o atacante está longe do gol? Coisas dos técnicos brasileiros!

Craque não marca deveria ser uma regra no futebol! Da o primeiro combate, na defesa, concordo, mas correr o campo todo para marcar lateral? Do futebol que conhecia, lateral marca atacante e não o contrário! Saudades do mestre Telê!!!

Antony e Toró podem jogar por ali em eventuais problemas com Pato, que é mais jogador e preparado que a dupla da base, que podem, um dia, superar Pato na qualidade e importância para o futebol do tricolor, mas no momento, ele é o dono da vaga. Toró e Antony podem muito bem ser usada para jogos em que o adversário entra na retranca ou que o São Paulo precise ir para cima!

Pablo centralizado 

Chegou para ser o camisa 9! Chegou para ser o artilheiro! Contratação cara pelo o bom futebol que apresentou no Athletico PR! Inventar para que? As vezes eu acho que técnico de futebol tem ego maior que jogador e fica invertendo para mostrar inteligência, que muitas vezes não dá certo! Cara referência no ataque! Simples assim. E que esse não tenha que voltar para marcar volante! Tem 5 a 6 caras na defesa / meio para isso! E outra, deixando o centroavante no campo adversário, a defesa deixará pelo menos 3 por ali, então, ele tira 3 jogadores de combate ao ataque e ajuda muito mais do que correr atrás de um. Matemática pura e simples!

O fato é que, no papel, temos um time excelente! Se todos estiverem em condições físicas ideias, o São Paulo briga pelo título. Basta ver que mesmo sem Pato, Pablo e Hernanes; mesmo com Daniel Alves e Juanfran se adaptando e se entrosando. Mesmo com Liziero voltando de contusão e estarmos com um ataque ruim, somos o 4º do campeonato empatado com o 3º. Dá para sonhar!!!


Felipe Morais. Publicitário, apaixonado pelo São Paulo Futebol Clube. Sócio da FM Planejamento, Palestrante sobre marketing digital, comportamento de consumo e inovação. Autor dos livros Planejamento Estratégico Digital (Ed. Saraiva) e Ao Mestre com carinho, o São Paulo FC da era Telê (Ed Inova) – www.livrotele.com.br

*A opinião do colunista não reflete a opinião do site

Foto: Rummens

Comente com sua conta do Facebook: