São Paulo, a 5ª Força

Foto: Rummens

Não é novidade para ninguém o péssimo desempenho do São Paulo em clássicos nos últimos anos. Os números dos 10 anos assustam a torcida, com aproveitamento de 34,58% nos últimos 107 clássicos disputados, o Tricolor Paulista mantém números de time do interior, que não condiz com a grandeza de sua história. Mas e se, de fato, compararmos os números com uma equipe interiorana, acostumada a jogar o Campeonato Paulista e até o Brasileiro?

Escolhi a Ponte Preta, equipe de Campinas, interior de São Paulo e utilizei o mesmo espaço de tempo, 10 anos.

A Macaca tem aproveitamento superior ao do São Paulo contra os quatro grandes da Capital,

São Paulo em Clássicos

107 Jogos
28 Vitórias
27 Empates
52 Derrotas
34,58% Aproveitamento

Ponte Preta x 4 Grandes

89 Jogos
32 Vitórias
16 Empates
41 Derrotas
41,95% Aproveitamento

Se tirarmos o São Paulo do comparativo, ambos tendo os mesmo espaço de tempo e os mesmos adversários, a diferença fica maior ainda.

Ponte Preta x Corinthians, Palmeiras e Santos

66 Jogos
24 Vitórias
12 Empates
30 Derrotas
42,42% Aproveitamento

Mas a Ponte também disputa um clássico, o Derby Campineiro. E seus números no clássico do interior são melhores que o do Tricolor em relação a todos os seus três clássicos.

Ponte Preta x Guarani

10 Jogos
4 Vitórias
3 Empates
3 Derrotas
50% Aproveitamento

Individualizando os números a diferença fica ainda mais clara. A Ponte venceu o Corinthians mais vezes que o São Paulo desde 2009, 10×8. Importante citar que o Tricolor jamais venceu o rival em sua Arena, a Macaca sim.

São Paulo x Corinthians

41 Jogos
8 Vitórias
13 Empates
20 Derrotas
30,08% Aproveitamento

Ponte Preta x Corinthians

25 Jogos
10 Vitórias
5 Empates
10 Derrotas
46,67% Aproveitamento

Contra o Palmeiras os números do São Paulo melhoram, um tabu, que já nem existe, no Morumbi, ajudou o Tricolor a ter um bom desempenho no Choque-Rei. Ambos venceram oito partidas, mas a equipe de Campinas perdeu menos e como acontece contra o Corinthians, o São Paulo também nunca venceu na nova casa palmeirense, a Ponte possui duas vitórias lá.

São Paulo x Palmeiras

28 Jogos
8 Vitórias
8 Empates
12 Derrotas
38,10% Aproveitamento

Ponte Preta x Palmeiras

19 Jogos
8 Vitórias
2 Empates
9 Derrotas
45,61% Aproveitamento

O Santos é a única equipe em que o desempenho do São Paulo é superior ao da Ponte Preta, mas a diferença é pequena, apenas 2%.

São Paulo x Santos

38 Jogos
12 Vitórias
6 Empates
20 Derrotas
36,84% Aproveitamento

Ponte Preta x Santos

22 Jogos
6 Vitórias
5 Empates
11 Derrotas
34,85% Aproveitamento

Entre os dois o desempenho é equilibrado, mas com vantagem para o Tricolor. Nestes 10 anos, encontros por Paulista e Brasileiro e dois duelos em mata-mata: Em 2012 pela Copa do Brasil, uma vitória pra cada lado e classificação Tricolor, em 2013 veio o troco pela semifinal da Copa Sul-americana, vitória pontepretana no Morumbi e empate em Mogi Mirim.

São Paulo x Ponte Preta

23 Jogos
11 Vitórias
4 Empates
8 Derrotas
53,62% Aproveitamento

Embora campeão em 2005, o São Paulo não disputa uma final de Campeonato Paulista desde 2003, quanto foi derrotado pelo Corinthians em dois jogos no Morumbi. Já a Ponte Preta chegou a duas finais recentemente, duas derrotas, para Palmeiras em 2008 e Corinthians em 2017.

A equipe de Campinas não possui títulos expressivos, mas sempre se motorizou pela ousadia de bater de frente com os grandes clubes paulistas. Ter um desempenho superior a um grande é um premio a Macaca, mostra a força do interior, a audácia de umas das grandes equipes do estado.

Para o São Paulo, ter um desempenho pior que o da Ponte Preta contra seus maiores rivais beira o ridículo. Ninguém sabe ao certo o que acontece com o Tricolor em clássicos, são 10 anos de apatia, jogadores mudaram, treinadores, diretores e presidentes também. A única coisa que não muda é o apoio de sua torcida, sempre presente em todos os jogos. O torcedor já não aguenta tamanha submissão contra seus rivais diretos.

Teria o São Paulo se tornado a quinta força do estado?


Renato Souza é são-paulino e jornalista, o primeiro sempre influência o segundo e vice-versa. Apresentador do Programa Mundo São Paulo às segundas-feiras no YouTube e Facebook.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Foto: Rummens

Compartilhe esta notícia