São Paulo chega aos 45 pontos e se vê livre do fantasma do rebaixamento!

Sim caro leitor, o título do post de hoje pode soar como uma piada neste momento mas até algumas semanas atrás, era assim que  99% da imprensa e grande parte da nossa própria torcida via o atual líder do campeonato brasileiro:

E o que mudou desde então?

Eu disse aqui, lá em 20 de Abril, o seguinte:






“…precisamos “fechar a casinha” e dar foco onde os rivais não darão: no Brasileirão!

Para ganhar um campeonato de pontos corridos, como o Brasileirão, é preciso ter gordura para queimar quando os grandes clubes forem caindo nos torneios de mata mata e voltarem suas atenções novamente ao campeonato. Olhem o exemplo do clube de Itaquera ano passado: depois de uma campanha excepcional no primeiro turno, fez um segundo turno de time rebaixado, e ainda assim foi o campeão.

Temos que parar com essa história de que mata mata é mais fácil! Isso não é verdade para um time que sempre entra pressionado em campo e que sente qualquer erro que comete.

Aguirre e a diretoria devem focar no campeonato Brasileiro! Buscar 100% de aproveitamento dentro de casa, entrando sempre com força máxima, e fora de casa jogar bem postado, como nosso glorioso 3-5-2, buscando pontos importantes contra times de menor expressão ou que não estejam enfrentando um bom momento no campeonato, seja por deficiência técnica ou por dar foco em outros torneios. O exemplo de jogos fora de casa deve ser a partida contra o Rosário Central -ARG na última semana.

Sei que minha teoria pode parecer loucura, mas analisando as 20 equipes do Brasileirão, a parada para a Copa do Mundo da Rússia e Copa do Brasil e Libertadores tendo suas finais em Dezembro, o São Paulo hoje tem um bom elenco e se jogar com vontade e se tornar um time cascudo sob o comando de Aguirre, pode buscar o titulo do Brasileirão 2018 enquanto os rivais brigam pelas Copas!

Somente um título trará a tão desejada paz novamente aos lados do Morumbi!”

E não é que eu estava certo?

Sem querer querendo, fomos eliminados da Copa do Brasil e depois da Copa Sul-Americana, deixando todo o foco no campeonato brasileiro. Aguirre chegou, arrumou a defesa Tricolor, resgatou o espirito de luta e os resultados começaram a aparecer! Hoje somos o melhor visitante do campeonato, somamos o maior número de vitórias e somos a equipe que menos perdeu no campeonato!

Nas palavras dos próprio Aguirre, na entrevista coletiva do pós jogo de hoje, ele definiu muito bem o atual momento do São Paulo:

“Mas o mais importante é que o São Paulo mostra uma identidade em campo. Não precisamos de individualidades” – elogiou Aguirre.

Para ser ter uma ideia de como essa rodada foi perfeita para o São Paulo, no G6 do Brasileirão apenas o Tricolor venceu! Inter, Palmeiras e Flamengo empataram. Grêmio e Atlético MG perderam seus jogos. O Tricolor tem agora três pontos de vantagem para o vice-líder, Internacional.

Novamente eu pergunto: E o que mudou desde então?

Abaixo listo alguns fatores que eu considero decisivos para essa gigantesca mudança:

  1. Raí, Lugano e Ricardo Rocha: Ainda em tempo, eles conseguiram ver que suas convicções com o ex técnico Dorival Junior estavam equivocadas. Lugano então indicou seu compatriota Diego Aguirre e os outros dois confiaram em seu parceiro. Isso mostra que o ego não falou mais alto e que o trio, a despeito de termos uma péssima diretoria no comando do clube, está fechado em prol do Tricolor, buscando o que é melhor para o clube e não pensando apenas em seu próprio umbigo!
  2. Diego Aguirre: eu mesmo fui critico de sua vinda pois seus trabalhos recentes não inspiravam muita confiança porém o Uruguaio fez a mistica Celeste imperar no Tricolor! Além de arrumar o setor defensivo, tirando Rodrigo Caio que vivia péssimo fase, não existe mais bola perdida para o elenco! Além disso, quando não dá na técnica, vai na raça! Também tem méritos pois ressuscitou Diego Souza, ajustou a posição de Nenê em campo, recuperou Reinando e Hudson e hoje tem o elenco na palma de sua mão!
  3. Contratações cirúrgicas: A tempos ouvimos esse clichê no futebol brasileiro porém em tão poucas vezes vimos isso funcionar tão bem! A chegada do nem tão badalado Everton, que joga demais! A volta de Hudson e Reinaldo, somada as renovações de Arboleda e Jucilei…Sem falar na venda do chinelinho Cueva, fizeram bem demais ao elenco! Coloque ainda na equação a contratação de Anderson Martins, Bruno Alves e agora recentemente a chegada de Rojas e Bruno Peres. Ficou claro que nem sempre é preciso trazer medalhões para se ter um elenco equilibrado e pronto pra brigar por um título.
  4. Nenê: esse vale uma explanação a parte! Ele é acima da média, isso todo mundo sabe, porém o veterano chegou ao Morumbi com fome de um aspirante! Parece que quer encerrar a carreira com um grande titulo (ou grandes, quem sabe…rs) em seu currículo. Por um daqueles acasos do futebol, o meia que jogou em grandes clubes nunca ganhou nenhum titulo de expressão. Nenê hoje é o comandante técnico e moral dentro de campo. Corre feito um menino e já deu valiosas contribuições com seus gols e assistências.
  5. Muito respeito com a camisa Tricolor! Como diz uma das organizadas do clube, felizmente depois de um longo inverno, não foi mantido no elenco quem não quer o São Paulo ou quem o São Paulo não quer! Cueva é o exemplo máximo disso: paramos de mendigar e correr atrás de “craques” e começamos a dar valor a quem respeita nossa camisa! Peguem o exemplo de Reinaldo! Desde aquela sua emblemática “entrevista”, em que ele sempre mostrou ser um sonho jogar no Tricolor, todos aqui sabemos que ele é esforçado e nunca será um craque que jogará no Barcelona (como o mito Douglas! kkkkk). Ele compreende seu nível e sabe que o São Paulo é o ápice de sua carreira! O cara come a grama e honra a camisa respeitando o clube que paga o seu salário em dia! Treina bem, é bom pro grupo, corre para deixar os companheiros em boa situação e ainda deixa suas assistências e gols. Resultado: com um time minimamente esforçado, coisa que não aconteceu em sua primeira passagem, é titular incontestável dentro do esquema de Aguirre.

E você torcedor são paulino, o que mais considera como definitivo para essa mudança de um time virtualmente rebaixado para tornar-se o atual líder do Brasileirão?

Por Fernando Michelutti

Comente com sua conta do Facebook:
Você já conhece a Loja do Arquibancada? Modelos exclusivos para você mostrar o seu amor pelo Tricolor!

Confira outras notícias no Arquibancada Tricolor

Leave a Reply