Será que o #ForaCrespo é a solução? | OPINIÃO

Foto: Staff Images / Conmebol Libertadores

Dois tempos é a coluna do Mário Pravato, publicada no Arquibancada Tricolor desde 2017, abordando tudo sobre o Tricolor Paulista.

Quem poderia imaginar que 43 dias após a conquista do título Paulista, que hoje estaríamos debatendo um possível #ForaCrespo, após 9 jogos sem vitórias no Brasileirão? Além de ainda não ter vencido na competição, o São Paulo tem frequentado o Z4 a algumas rodadas.

Exceto pelas vitórias contra Sporting Cristal pela Libertadores e a goleada contra o 4 de Julho pela Copa do Brasil, o São Paulo não venceu mais e muito menos convenceu, e nesta quinta-feira completará 1 mês sem vitórias, mas antes tem um jogo complicadíssimo contra o Internacional em Porto Alegre.

Mas o que mudou entre o dia 23 de maio, quando batemos o Palmeiras no Morumbi, para agora, onde não conseguimos ganhar de Cuiabá e Chapecoense dentro de casa?

Já na final do Paulista estávamos sofrendo com os desfalques, como Daniel Alves e Benitez. Na sequência perdemos Arboleda, Miranda e Luan e mais recentemente Luciano, este que faz uma falta danada, já que nenhum outro atacante do São Paulo parece estar ou ter um bom momento.

Será que a culpa é apenas do Crespo? Ou será que foi a tradicional “ressaca” pós-título, que sempre acomete os times brasileiros após uma conquista? Uma fake news que rolou foi sobre um possível atraso na premiação do título paulista, mas isto já foi desmentido e toda a premiação já foi paga.

A falácia do diretor de futebol que resolverá tudo

Existe uma lenda no futebol brasileiro que é a do diretor/gerente de futebol bravo, sem paciência e que resolverá todos os problemas do vestiário. Normalmente este profissional é um ex-técnico ou ex-capitão da equipe, que não dará mole para ninguém. E o São Paulo tem o seu, na figura de Muricy Ramalho.

Nunca morri de amores pelo Muricy, mas não vou entrar nesta questão agora. Mas muitos torcedores garantiram de pés juntos que Muricy daria um jeito geral e que nunca mais teríamos acomodação no vestiário. Os mesmos que disseram isso, agora chamam o elenco de vagabundo e dizem que os bons tempos do FutMesa voltaram.

Sabem qual outra torcida está caindo neste conto? A torcida gremista, pedindo Felipão como diretor/gerente de futebol e Lisca Doido como técnico…

Só vejo um nome possível

Eu não demitira Hernán Crespo. O argentino sequer completou 5 meses de trabalho, vale lembrar que foi anunciado em fevereiro e começou a trabalhar no final daquele mês. Assumiu uma bucha sem tamanho, um elenco com Tchê Tchê, Pablo, Igor Gomes e afins e tirou leite de pedra no Paulistão.

Mas nós sabemos que o futebol brasileiro é extremamente volátil e burro. Não duvido que na calada da noite seja demitido pelo nosso presidente popstar. Mas espero de coração que isso não aconteça.

Mas supondo que o São Paulo seja o São Paulo, caso Crespo seja demitido, eu iria com todas as minhas forças para cima do Renato Gaúcho, que segue livre no mercado. Não temos mais a pressão de conquistar um título e Renato precisaria apenas acertar a casa para escapar do rebaixamento, ainda com as Copas em disputa (assim espero…)

Afinal, ser rebaixado em um campeonato com Cuiabá, Chapecoense, América-MG, Juventude e Sport, é pra fechar o departamento de futebol e se dedicar aos outros esportes.

Que Crespo permaneça e o São Paulo reencontre o caminho das vitórias, pois o mata-mata da Libertadores está chegando e logo na sequência teremos a Copa do Brasil!


*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.

Compartilhe esta notícia