#TBTricolor – O ano em que a moeda caiu em pé

A coluna #TBTricolor escrita pelo Jean Cláudio será publicada sempre às quintas-feiras com o foco na história do Tricolor!

Olá, torcedor Tricolor, tudo bem?

Estamos estreando hoje aqui no Arquibancada Tricolor a coluna #TBTricolor.

Para quem não sabe, o #TBT é um termo da internet. Ele vem do inglês Throwback Thursday e pode ser traduzido como “Quinta-feira de Lembrança”. Os usuários das redes sociais utilizam essa hashtag para postar fotos e vídeos que despertam o sentimento de nostalgia. E é essa também a ideia dessa coluna. A partir de hoje, vamos juntos viajar pela memória do nosso Tricolor e relembrar grandes jogos, grandes conquistas, ex-jogadores e tudo o que faz parte da história do nosso São Paulo Futebol Clube.

Cara ou coroa?

Não podemos começar nossa coluna sem relembrar um ano em que o São Paulo começou desacreditado, mas que fez valer a alcunha de Clube da Fé e superou seus dois principais adversários para sagrar-se campeão paulista.

O ano era 1943. Nossos rivais Corinthians e Palmeiras revezavam-se no título do Paulistão, que naquela época tinha uma importância muito maior do que hoje em dia. Na reunião para a definição do regulamento daquele campeonato, a piada foi de que não havia a necessidade da disputa de um campeonato inteiro, pois era mais fácil descobrir o campeão no “cara ou coroa”. Questionados sobre as chances do São Paulo, foi dito que o Tricolor seria campeão apenas no caso de a moeda cair em pé. 

E não deu outra!

O campeonato foi disputado no formato de pontos corridos, todos jogando contra todos em dois turnos, com 11 equipes.

O três últimos jogos do São Paulo foram três clássicos, sendo vitórias fora de casa contra Corinthians e Santos por 2×0 e 4×1, respectivamente, e um empate sem gols contra o Palmeiras, ocasião em que a moeda caía de pé e o São Paulo sagrava-se campeão Paulista pela segunda vez em sua história.

Além desses jogos, naquela edição ainda aplicamos 6×1 no Santos, 8×1 e 9×0 na Portuguesa Santista. Naquela edição foram 15 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.

01 | Arquibancada Tricolor

De volta ao presente, Corinthians e Palmeiras estão revezando o título do Brasileirão. Em 2015 e 2017 nossos rivais alvinegros levaram o caneco e em 2016 e 2018, foram os alviverdes.

Quem sabe a moeda não cai em pé mais uma vez, não é mesmo?

Um grande abraço e até o nosso próximo #TBTricolor!

Jean Cláudio

Jean Cláudio. São-paulino jornalista. E não o contrário, pois antes de escolher a profissão, escolhi torcer pelo São Paulo. Apaixonado por história e por leitura, amo conhecer mais sobre as memórias do futebol e principalmente, do Tricolor Paulista.

*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site

Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter. Conheça a nossa Loja.

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais