Multas de recisão de contrato: Ganância ou Direito?

Comente aqui tudo sobre o dia a dia do futebol profissional do São Paulo FC.
Temas como reforços, análise de jogadores, marketing e patrocínio estão aqui nesta seção.
Senna
Administração
Ídolo: Raí
Gênero:

Multas de recisão de contrato: Ganância ou Direito?

Mensagem por Senna » Qua Jul 05, 2017 8:07 pm

Sobre multa de rescisão de contrato e buscar direitos trabalhistas contra o São Paulo FC, uma lembrança aqui.
Nos últimos anos, temos lido notícias de vários ex-jogadores e profissionais que entraram na justiça contra o clube. Pelo fato do futebol envolver paixão ao clube de coração, muitos confundem e acham que este "amor" deve ficar acima de qualquer questão trabalhista ou contrato, mas sabemos que não é bem assim.

O personagem atual é Rogério Ceni e sua multa de R$ 5 milhões, que parte da torcida enxerga como um ato mercenário e parte enxerga como um artifício para conseguir garantir sua estabilidade para exercer a função.

Com este gancho, posto aqui um fato que poucos se lembram e que foi levantado pelo amigo Dario Campos, que ocorreu há 20 anos com o mestre Telê Santana, que, caso existissem mídias sociais, certamente seria rotulado como mercenário, vendido e outros xingamentos.
Para explicar melhor, aqui vai o artigo assinado pelo próprio Telê Santana em 1997, desculpando-se com a torcida pelo processo e mostrando porque o moveu contra o São Paulo FC:
Off Topic
TELÊ SANTANA
(FOLHA de S. PAULO - 4 de maio de 1997)

Título: "O processo"

Posso imaginar como está se sentindo a torcida do São Paulo, após saber pelos jornais, rádios e televisões que estou processando o clube na Justiça.
Mas é a única maneira de eu ter em mãos tudo aquilo que tenho direito e os dirigentes não reconhecem.

Foi muito difícil tomar uma decisão contra o clube com o qual eu contribuí para ganhar tantos títulos inéditos.
Lembro com muito carinho da garotada que aprendeu a gostar do time na época em que eu dirigia. Só peço a esses meninos que não fiquem decepcionados comigo.

Quero deixar claro que o pessoal do São Paulo não agiu corretamente comigo, depois que eu tive que me afastar por problemas de saúde.

E o que é pior: tentaram me enganar. Mandaram um documento para que eu assinasse. Se fizesse isso e não fosse orientado pelos meus advogados, perderia tudo o que eles me deviam.

Usaram de má-fé. É lamentável demais depois de tudo aquilo que fiz pelo clube durante cinco anos.

No momento em que eu mais precisava, não fizeram nada para me ajudar. Não se interessaram na minha melhora e não consideraram a possibilidade de eu voltar a dirigir a equipe.

Diferente do pessoal do Palmeiras, que mostrou confiança na minha recuperação e me fez o convite para voltar.

O São Paulo é um bom clube, mas mostrou que tem dirigentes que não merecem a minha confiança.
Não guardo mágoa deles, mas acho que mereceria um tratamento melhor.

Torço agora por um acordo amigável, já que não quero ficar brigando com ninguém.

O que mais me chateia nisso tudo é que sei que fiz muito torcedor mudar de clube e passar a torcer pelo São Paulo. Eram torcedores são-paulinos e também torcedores do Telê Santana. Isso sempre me deixou feliz e emocionado.

Agradeço a essas pessoas e peço que me compreendam.

A esses são-paulinos eu só posso prometer uma coisa: caso venha a treinar um outro clube, vou procurar levar aquele futebol que o São Paulo jogou e encantou o mundo."
Qual sua opinião neste tipo de situação?
Ricardo Senna - Administrador
Futebol com Humor e Opinião

Imagem

Tags:

GustavoFavaro
Sub-17
Ídolo: Telê Santana

Re: Multas de recisão de contrato: Ganância ou Direito?

Mensagem por GustavoFavaro » Qua Jul 05, 2017 10:29 pm

Isso nem deveria gerar discussão, na verdade.

É evidente que a relação profissional não se confunde com a afeição pelo clube.

Contrato não tem nada a ver com amor.

É como num casamento: as pessoas se amam, mas é preciso estabelecer regras para o regime de bens.

Há até quem de forma infantil diga que o clube foi ludibriado pelo advogado do Ceni, que teria imposto as cláusulas aos ingênuos dirigentes :lol:

O tópico vale principalmente pela lembrança desse texto do Telê.

Conhecer essas histórias me afasta cada vez mais do futebol.

VamoSaoPaulo
Copa São Paulo de Juniores
Ídolo: Rogério Ceni

Mensagem por VamoSaoPaulo » Qua Jul 05, 2017 10:43 pm

Eh um direito q o MITO tem receber pois foi combinado eh assinado em contrato

Eh obvio q o CORJA PODRE vai tentar dar migué

Já, Já veremos noticia dos próximos capítulos hein!

Bacellar
Sub-15
Ídolo: Paulão Desmaio
Gênero:

Mensagem por Bacellar » Qui Jul 06, 2017 11:53 am

Um vacilo inacreditável da diretoria aceitar essa cláusula. Espero que, já que são uns pilantras mesmo, sejam desonestos nisso também e metam o jurídico pra anular essa multa. Um time supostamente tentando arrumar as finanças não pode sair gastando 5 milhões assim à toa.

Claro 5 milhões não impediria sua demissão nem pela situação nem no caso da vitória da oposição no caso de um trabalho desastroso.

Eu particularmente se entregasse um trabalho tão ruim, ainda mais para um "cliente" que tenho consideração...Jamais cobraria. Imaginem, sou fotógrafo e ilustrador, que uma empresa que já me passou bons trabalhos me contrata pra fazer por dois anos, por exemplo, todas as fotos de making of de sua publicidade e eu boto no contrato uma muita rescisória (e que multa nesse caso do Ceni!) aí por qualquer motivo eu entrego em 6 meses só foto desfocada, estourada, subexposta, enfim, só faço cagada...E os caras ainda pagando o salário em dia...Eu, Bacellar, num caso assim, abriria mão da multa. Essa é minha índole, cada um tem a sua.

Como já disse em outros tópicos estabelecer uma multa dessas é moralmente aceitável e normal. Agora quem faz isso e depois fica de jurinhas de amor (coisa que Telê nunca fez, mostrava bastante sobriedade nas declarações e era torcedor do Atlético Mineiro não do São Paulo, não escondia isso) é um hipócrita que só engana mesmo suas tietes. Era parça de Pinotti e Leco até outro dia.

Guilherme
Sub-15
Ídolo: Rai

Mensagem por Guilherme » Qui Jul 13, 2017 11:31 am

Li agora que o Rogerio foi o único que teve multa, os outros TREINADORES recebiam um mês a mais de trabalho.

Pq será que o Sr. Certinho, exemplo moral tinha essa multa?

E tem quem xingue a diretoria e aplauda ele.

Pra mim tudo farinha do mesmo saco.

Responder