Rogério contra o Vasco em 2008
Foto: GloboEsporte

Na tarde nublada de domingo, dia 3 de agosto de 2008. O São Paulo recebeu o Vasco da Gama no estádio do Morumbi, válido pela 17º rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma vitória, o tricolor poderia entrar no grupo de classificação para a Copa Libertadores da América.

O jogo

O técnico Muricy Ramalho teve duas estreias em sua equipe titular. Na zaga, ao lado de André Dias, o clube repatriou o defensor Rodrigo que voltou a vestir a camisa tricolor depois de três anos e meio. Já no setor ofensivo, o atacante André Lima que veio do futebol alemão, iniciou o jogo como referência, com Dagoberto (esquerda) e Eder Luís (direita) atuando pelas pontas.

Estreia em grande estilo

Desde o início da partida, o São Paulo estava melhor, mesmo com o Vasco postado com três zagueiros, o time da colina tinha muitas dificuldades de acompanhar a velocidade do ataque tricolor. Principalmente pela esquerda de ataque são-paulina com fortes avanços de Dagoberto e Richarlyson. Com domínio da bola e marcando forte, não dava espaços para a equipe carioca, que fornecia perigo somente em bolas paradas ou chegadas isoladas pelo lateral/ala Wagner Diniz.

Aos 20’, em jogada pela esquerda, após boa tabela entre Richarlyson e Dagoberto.                     O camisa 20 cruzou; e André Lima de primeira, arrematou para gol, abrindo o placar.            O atacante, no momento exato do cruzamento, estava em posição irregular, ou seja, um pouco à frente da linha de zaga, mas, a arbitragem validou gol a favor do São Paulo.

O visitante, tentou reagir na partida, mas pecava muito na marcação; e fornecia muitos espaços aos atacantes tricolores. Com liberdade, exploravam bem as costas dos alas vascaínos. Porém, o tricolor ampliou em jogada de bola parada, jogada mais forte do esquadrão de Muricy Ramalho.

Novamente com o camisa 19, André Lima. Aos 40’, após a bola parada de Jorge Wagner o atacante – posição irregular novamente- cabeceou e fez o segundo tento tricolor. Tem que destacar, a arbitragem prejudicou muito os cruzmaltinos.

Ainda no final do primeiro tempo, o São Paulo quase amplia. Aos 44’, em falta da intermediária, o goleiro Rogério Ceni, cobrou com categoria e a bola caprichosamente bateu no travessão.

Final da etapa inicial, com a vantagem do São Paulo por 2 a 0 no marcador.

Segundo Tempo e Rogério Ceni decide

No segundo tempo, os visitantes erraram muito na saída de bola, com um ataque rápido, o Tricolor criava chance de ampliar o placar. Tanto que aos 4’, uma chance clara. A zaga falha no passe e Dagoberto rouba a bola e sozinho ficou de frente com o goleiro Tiago, o camisa 25 arrematou e o arqueiro fez a defesa. Uma chance clara desperdiçada pelo atacante.

Pelo outro lado, o Vasco teve uma boa chance, em jogada pela esquerda, Edu Pina jogou na área e a bola sobrou limpa para Rodrigo Antônio que soltou uma bomba, mas a gorducha passou rente a trave, assustando a torcida são-paulina nas arquibancadas.

Mas, o dono da casa era produtivo e eficiente no setor ofensivo. Aos 24’, Rogério Ceni em falta perto da área, cobrou com categoria no contra a pé do goleiro Tiago e fez terceiro gol, sem sustos. Foi um confronto em que os são-paulinos levaram vantagem em finalizações com total de 19 (SPO) contra 4 (VAS), o que resultou na superioridade no resultado, até aquele momento.

No final da partida, exatamente aos 43’, Aloísio foi derrubado por Jorge Luís na área e o M1TO converteu o pênalti e marcou o quarto gol.

Placar final, o São Paulo goleia o Vasco da Gama por 4 x 0 no Morumbi. Com este resultado, o Tricolor chega a 30 pontos ganhos na tabela e classificação e chega pela primeira vez a 4°colocação. Além disso, entra na zona da Copa Libertadores da América.

Você lembra deles?

O atacante André Lima que estreou nesta partida e marcou dois gols, atuou com a camisa do São Paulo entre 2008 e 2009. Mesmo com o bom início, não brilhou no clube. Boa parte de sua passagem, ficou no banco de reservas. Com a camisa tricolor, fez 29 jogos e marcou 6 gols. Atualmente com 35 anos, joga no Austin Bold (USA).

O volante Souza que jogava pelo Vasco da Gama, foi revelado pelo time carioca. Mas, o atleta defendeu o São Paulo entre as temporadas 2014-2015. Vindo do Grêmio, foi uma das principais peças na boa campanha do Clube da Fé no Campeonato Brasileiro de 2014, chegando a brigar pelo título do nacional. No meio de 2015, foi negociado com o Fernerbaçhe da Turquia pelo valor de oito milhões de euros (28 milhões de reais na época). Com o manto tricolor, realizou 77 jogos e marcou 7 gols. Atualmente, com 31 anos, atua pelo Al-Ahly da Arábia Sáudita.

No decorrer da partida, o atacante Alan Kardec entrou no jogo. O jogador que também foi prata da casa do Vasco, defendeu o São Paulo entre 2014 até 2016. Teve um ótimo primeiro ano, colaborando com a boa campanha do nacional de 2014. Na temporada de 2015, teve uma lesão grave no joelho direito e ficou boa parte do ano se recuperando. Já na temporada de 2016, fez parte do plantel que chegou até as semifinais da Copa Libertadores de 2016. No meio da temporada foi negociado com o Chongqing Lifan da China, seu clube atual. Com a camisa do São Paulo, Alan Kardec, atualmente com 31 anos, realizou 99 jogos e marcou 25 gols.

Ficha técnica

São Paulo 4 x 0 Vasco da Gama – 17ª rodada

São Paulo
Rogério Ceni, Eder Sciola, André Dias, Rodrigo, Richarlyson (Alex Cazumba), Jean, Joílson, Jorge Wagner, Dagoberto (Júnior), Eder Luís e André Lima (Aloísio).
Técnico: Muricy Ramalho.

Vasco
Tiago, Jorge Luis, Victor (Anderson Santos), Eduardo Luiz, Wagner Diniz, Edu Pina, Souza (Rodrigo Antônio), Marquinho, Morais, Madson (Alan Kardec) e Leandro Amaral.
Técnico: Antônio Lopes.

Local: Estádio do Morumbi, São Paulo- SP
Data: 03 de agosto de 2008 (domingo)
Horário: 16:00 horas
Árbitro: Sérgio da Silva Carvalho
Cartões Amarelos: Éder (SPO), Richarlyson (SPO), Vitor (VAS), Eduardo Luiz (VAS) e Leandro Amaral (VAS)
Cartões Vermelhos: Jorge Luiz (VAS)

Melhores Momentos

Confira os jogos anteriores

1ª Rodada – São Paulo 0 x 1 Grêmio
2ª Rodada – Athletico 1 x 1 São Paulo
3ª Rodada – São Paulo 1 x 1 Coritiba
4ª Rodada – Santos 0 x 0 São Paulo
5ª Rodada – São Paulo 5 x 1 Atlético/MG
6ª Rodada – Flamengo 2 x 4 São Paulo
7ª Rodada – São Paulo 1 x 0 Sport
8ª Rodada – Cruzeiro 1 x 1 São Paulo
9ª Rodada – São Paulo 1 x 1 Ipatinga
10ª Rodada – Náutico 2 x 1 São Paulo
11ª Rodada – São Paulo 2 x 1 Palmeiras
12ª Rodada – Vitória 1 x 3 São Paulo
13ª Rodada – São Paulo 2 x 1 Botafogo
14ª Rodada – Internacional 2 x 0 São Paulo
15ª Rodada – São Paulo 3 x 1 Portuguesa
16ª Rodada – Figueirense 1 x 1 São Paulo


Alan Ribeiro Gomes. Tenho 27 anos, formado em Jornalismo e atualmente faço graduação em Educação Física. A torcida pelo São Paulo Futebol Clube iniciou através de meu pai desde criança. A partida decisiva da final do Campeonato Paulista de 1998 foi um dos grandes marcos em minha vida. Ao longo dos anos, a paixão pelo tricolor só aumentou, independente de vitórias ou derrotas. Acompanhar o Clube da Fé é algo que faz parte da minha vida.

Foto: GloboEsporte