Caminho do Tri-Hexa: Quebra do embalo no Sul

No dia 23 de julho de 2008 (quarta-feira), no estádio Beira-Rio, houve o confronto entre Internacional e São Paulo, válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O tricolor buscava a sua quarta vitória consecutiva no torneio nacional, e tinha o objetivo de alcançar definitivamente a zona da Libertadores.

O jogo

O técnico Muricy Ramalho tinha os desfalques do zagueiro Alex Silva e do meia Hernanes. Os atletas não ficaram disponíveis, em virtude de integrarem os convocados da Seleção Brasileira Olímpica sub-23, rumo a disputa dos Jogos Olímpicos de Pequim na China.

Sendo assim, o treinador promoveu o esquema 4-4-2; e colocou como novidades entre os titulares, o lateral direito Jancarlos e Juninho ao lado de André Dias na zaga. Pelo outro lado, havia um forte time do Internacional. Com um quarteto técnico e rápido com Andrezinho e Alex no meio campo. E, os atacantes Taison e Nilmar.

Primeiro tempo com gol mal anulado e falha na defesa tricolor

A partida, iniciou com o São Paulo mais no campo de defesa e explorava a velocidade do seu ataque. Além disso, com Jorge Wagner e Hugo na armação, o Tricolor investia em sua melhor jogada, os chutes de longe e a bola parada. Ou seja, aproveitava as melhores chances de forma cirúrgica. Foi o que aconteceu!

Aos 22’, em bola de escanteio pela direita, Jorge Wagner cobrou, a zaga rebateu.  A bola retornou ao camisa 7 que ajeitou e cruzou novamente. A dita cuja, chegou na área e Dagoberto entre a zaga adversária cabeceou direto ao gol. O auxiliar Gilson Coutinho anulou o gol e o arbitro Heber Roberto Lopes sinalizou irregularidade. Só que o camisa 25, estava em posição legal e a arbitragem cometeu um erro grave. Prejudicando o Tricolor!

Aos 34’, o lateral Ângelo recebe pela direita, finaliza e a gorducha rebate em Richarlyson e vai em direção Juninho. O zagueiro, deixa a bola passar e Nilmar chega à frente e chuta no contra-pé de Ceni e abriu o placar em favor ao Internacional.

Segunda etapa com falta de efetividade na armação.

Na volta do intervalo, o São Paulo tentou ser mais agressivo no lado ofensivo e buscar os espaços pelos lados. Mas, a falta de um meia armador, responsável pela criação de gols aos atacantes, foi sentida. A ausência de Hernanes na equipe, fez diferença ao decorrer do duelo. Pelo fato, do meia do clube paulista ter características de distribuição de jogadas com qualidade.

Além disso, o sistema defensivo são-paulino, não encaixou a marcação. Tanto que, sofreu com a rapidez da agremiação gaúcha. Apesar do duelo de finalizações ser equilibrado com 10 (INT) e 9 (SPO), não surtiu efeito pelo lado tricolor. Tendo em vista, que o Clube da Fé foi pouco efetivo e o Colorado principalmente nos contragolpes em velocidade, foi letal. O que resultou no segundo gol!

Aos 17’, em transição rápida, Alex no meio campo, lançou Andrezinho, o jogador aproveitou o espaço da defesa e passou para Nilmar. O camisa 9, em posição legal, ficou de cara com Rogério Ceni e chutou no canto direito da meta e acertou o fundo da rede. Ampliando o marcador e decretando a vitória do Internacional!  

Com o revés, o embalo de uma arrancada no torneio, foi interrompida. Com isso, os comandados de Muricy Ramalho permanecem com 23 pontos e ocupa à quinta posição na tabela de classificação. 

Ficha técnica

Internacional 2 x 0 São Paulo – 14ª Rodada

Internacional
Clemer, Ricardo Lopes (Ângelo), Danny Morais, Índio, Ramon, Guiñazu, Edinho, Andrezinho, Alex, Taison (Walter) e Nilmar.
Técnico: Tite.

São Paulo
Rogério Ceni, Jancarlos (Jean), Juninho, André Dias, Richarlyson, Zé Luís, Joílson, Jorge Wagner, Hugo (Sérgio Mota), Eder Luís (Aloísio) e Dagoberto.
Técnico: Muricy Ramalho.

Local: Estádio Beira-Rio, Porto Alegre, RS
Data: 23 de julho de 2008
Horário: 21:45 (Horário de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Cartões Amarelos: Ramon (INT), Índio (INT), Ângelo (INT) e Guiñazu (INT)
Gols: Nilmar (INT) 35’ do primeiro tempo / Nilmar (INT) aos 17’ do segundo tempo.  

Melhores Momentos

Confira os jogos anteriores

1ª Rodada – São Paulo 0 x 1 Grêmio
2ª Rodada – Athletico 1 x 1 São Paulo
3ª Rodada – São Paulo 1 x 1 Coritiba
4ª Rodada – Santos 0 x 0 São Paulo
5ª Rodada – São Paulo 5 x 1 Atlético/MG
6ª Rodada – Flamengo 2 x 4 São Paulo
7ª Rodada – São Paulo 1 x 0 Sport
8ª Rodada – Cruzeiro 1 x 1 São Paulo
9ª Rodada – São Paulo 1 x 1 Ipatinga
10ª Rodada – Náutico 2 x 1 São Paulo
11ª Rodada – São Paulo 2 x 1 Palmeiras
12ª Rodada – Vitória 1 x 3 São Paulo
13ª Rodada – São Paulo 2 x 1 Botafogo


Alan Ribeiro Gomes. Tenho 27 anos, formado em Jornalismo e atualmente faço graduação em Educação Física. A torcida pelo São Paulo Futebol Clube iniciou através de meu pai desde criança. A partida decisiva da final do Campeonato Paulista de 1998 foi um dos grandes marcos em minha vida. Ao longo dos anos, a paixão pelo tricolor só aumentou, independente de vitórias ou derrotas. Acompanhar o Clube da Fé é algo que faz parte da minha vida.

Foto: UOL Esporte

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais