História do SPFC: 13 curiosidades sobre o time

O São Paulo Futebol Clube se aproxima cada vez mais das comemorações do seu aniversário de 90 anos, que será comemorado em janeiro de 2020. Pensando nisso, elaboramos uma lista com algumas curiosidades sobre a história do Tricolor Paulista.






1.      O São Paulo surgiu da união entre os dissidentes do Club Athletico Paulistano com a Associação Atlética das Palmeiras em 25 janeiro de 1930, a data oficial de sua fundação.

2.      Os fundadores do SPFC buscaram homenagear tanto a cidade quanto o estado que dá nome ao time. Isso, naturalmente, também é consequência do fato do  nascimento do clube coincidir com o aniversário da cidade de São Paulo.

3.      O vermelho, branco e preto que cobrem o escudo do time são uma herança dos símbolos dos times que se juntaram para formar o São Paulo, o Club Athletico Paulistano (vermelho e branco) e a Associação Atlética das Palmeiras (branco e preto).

4.      O São Paulo é o mais jovem entre os grandes clubes do estado. Corinthians, Santos e Palmeiras foram fundados, respectivamente, em 1910, 1912 e 1914. Apesar de jovem, o clube conquistou inúmeras glórias ao longo de sua história, tornando-se um dos times mais requisitados nos bolões informais e nas apostas online. Aliás, para quem deseja fazer previsões de jogos, vale a pena apostar usando a Dafabet Brasil, seja no vencedor da partida, saldo de gols ou placar exato. Também acha que o time vai vencer o campeonato? Trajetória para isso o SPFC tem, não é mesmo?

5.      Além do Paulistano e do AA das Palmeiras, a Associação Athletica São Bento também iria participar do acordo que deu origem ao São Paulo Futebol Clube. A razão da não concretização do acordo foi a substituição do seu associado mais importante.

6.     O escudo do São Paulo foi desenhado pelo estilista alemão Walter Ostrich em colaboração com um dos fundadores do time, Firmiano de Morais Pinto Filho. Desde então, o escudo não sofreu grandes alterações.

7.      O São Paulo jogou seu primeiro jogo oficial em 16 de março de 1930. A partida, disputada contra o Clube Atlético Ypiranga, foi realizada na Chácara da Floresta, campo do antigo AA das Palmeiras, e terminou empatada em 0 a 0.

8.      O primeiro título do São Paulo foi o Campeonato Paulista de 1931, conquistado em 10 de janeiro de 1932. Na final, o Tricolor goleou o Corinthians no Parque de São Jorge por 4 a 1. Os gols foram de Friedenreich, Armandinho (2) e Araken Patusc.

9.     Apesar de ser o mais jovem entre os clubes paulistas, o SPFC é o time com maiores títulos internacionais: três Copas Libertadores, uma Supercopa Libertadores, três Mundiais, uma Copa Sul-Americana, uma Conmebol, uma Copa Master da Conmebol e duas Recopas Sul-Americanas.  A última conquista internacional do Tricolor foi a Copa Sul-Americana de 2012.

10.  Em maio de 1935, o departamento de futebol do São Paulo foi extinto após a diretoria decidir fundir a parte administrativa ao Clube de Regatas. Contudo, pouco tempo depois, os antigos sócios, insatisfeitos com a situação, refundaram o SPFC em 16 de dezembro do mesmo ano. O primeiro jogo após a refundação ocorreu no dia 25 de janeiro de 1936.

11.  Em 2013, o Conselho Deliberativo do São Paulo confirmou o dia 25 de janeiro de 1930 como a data oficial de fundação do time. A intenção do ato foi preservar as glórias do clube desde seu início.

12.  O sonho de construir um estádio próprio tomou corpo em 4 de agosto de 1952, quando o São Paulo recebeu a doação de um terreno no então isolado bairro do Morumbi. O Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o famoso Estádio do Morumbi, foi desenhado pelo arquiteto Vilanova Artigas e inaugurado em 2 de outubro de 1960 antes mesmo de sua finalização. A última vitória do São Paulo jogando em casa, antes do jogo contra a Chapecoense, ocorreu em 27 de abril deste ano, contra o Botafogo.

13.  José Porphyrio da Paz, que participou da refundação do São Paulo, foi o criador do hino do Tricolor Paulista. A letra original do hino foi escrita em 1936, tendo sofrido sua última modificação em 1966.

Comente com sua conta do Facebook: