Parabéns ao Craque – 47 anos de Amoroso

Foto: Getty Images

Atacante chegou ao Tricolor e apesar do pouco tempo na equipe marcou história vencendo a Libertadores e o Mundial

Nesta segunda 05/07 o atacante Amoroso completa 47 anos de idade. O jogador passou pelo Tricolor apenas no segundo semestre de 2005 mas marcou história no clube. O atacante desembarcou no Morumbi nas últimas horas para inscrição nas semifinais da Libertadores e ajudou a equipe.

Ao todo, Amoroso atuou apenas por 28 jogos no Tricolor. E entre esses 28, 6 foram jogos importantes para a história dele e do clube. Duas partidas contra o River Plate, duas contra o Atlético-PR, uma contra o Al-​Ittihad e outra contra o Liverpool colocaram o atacante na calçada da fama do Morumbi.

O camisa 11 quase não escreveu a linda história no Morumbi. O time buscava um substituto de peso para o lugar de Grafite que lesionou o joelho durante a campanha da Libertadores e o nome de Amoroso surgiu para refazer a parceria com Luizão dos tempos de Guarani.

O atacante estava no Málaga-ESP e para escrever ele no BID da CBF e na Conmebol o Tricolor precisou agir com velocidade e contar com um trabalho apurado e de qualidade nos bastidores. O camisa 11 foi registrado na véspera da partida contra o River Plate no Morumbi.

Parabéns ao Craque - 47 anos de Amoroso
Foto: Rubens Chiri / São Paulo FC

No primeiro jogo ele já mostrou o porque o trabalho de bastidor foi necessário. Brigou, lutou, criou e finalizou contra os argentinos. E com sua ajuda a equipe venceu por 2×0 levando uma boa vantagem a Argentina. Na volta, ele deixou seu gol quando a equipe perdia por 2×1 e praticamente definiu o confronto (o Tricolor ainda viraria o jogo com um gol de Fabão).

Na final, o jogador acabou sendo bem marcado no Beira-Rio e viu o Tricolor arrancar um empate contra o Atlético-PR. Na volta, ele abriu o placar e deu a assistência para o gol de Luizão (terceiro da equipe).

No Japão, Amoroso foi peça importante de Paulo Autuori. Jogando com Aloisio, que chegou do Atlético-PR após a Libertadores, o jogador marcou duas vezes contra o Al-​Ittihad e levou a equipe para a final.

Contra o Liverpool, Amoroso foi importante para a equipe. Se não foi decisivo igual a semifinal, o jogador incomodou os zagueiros da equipe inglesa e viu Mineiro marcar e dar o título para a equipe.

Um time fantástico, um time de amigos, uma família e uma equipe com grandes craques. Então, foi um dos times mais forte e competitivo que eu joguei. Um time de jogadores realmente voltados para as conquistas e foi muito bom fazer parte daquele elenco, que eu chamava de seleção, afinal, todos tinham muita qualidade tanto que fomos lá e ganhamos o título do tricampeonato para a nação são-paulina, que até hoje é agradecida por nós darmos esse título para eles“, comentou o jogador sobre a conquista no Japão.

Em 2005, Amoroso ainda levou prêmios individuais: Melhor jogador da final da Copa Libertadores de 2005, Chuteira de Ouro do Mundial de Clubes de 2005, Seleção da Copa Libertadores de 2005 e Artilheiro do Mundial da FIFA de 2005.

Compartilhe esta notícia