Fábio Símplicio
Foto: São Paulo FC

Fábio Henrique Simplício nasceu no dia 23 de setembro de 1979, na capital paulista. Criado na base do São Paulo, Simplício era um volante de muita disposição e entrega. Em 2000, teve a oportunidade de estrear no time principal do clube.

O episódio mais famoso de sua carreira aconteceu no mata-mata entre São Paulo e Santos, válido pela fase de grupos do Campeonato Brasileiro. Fábio discutiu com o jogador santista Diego Ribas (atualmente no Flamengo) por comemorar um gol pisando em cima do escudo do Tricolor.

Fábio Simplício contra o Santos em 2002
Foto: Ari Ferreira/ Lancepress / Lance!

– No momento, no calor do jogo, fiz o que devia ser feito. Era nosso estádio, minha história desde a base que estava sendo desrespeitada. – entrevista de Fábio Simplício ao jornal LANCE!

(Caso não consiga visualizar o vídeo, clique aqui)

Após ser contratado pelo Parma em 2004, saiu do São Paulo com 236 jogos disputados, 26 gols marcados e a conquista de dois títulos no clube: Paulista 2000 e Rio-SP 2001.

Em 2010 chamou a atenção da Roma, que o anunciou oficialmente como novo reforço. Após receber poucas oportunidades na equipe italiana, rescindiu o contrato e acertou com o Vissel Kobe, do Japão, após ser especulado no Corinthians.

Em 2016 retornou ao Brasil e foi jogar no Batatais. Logo, se aposentou dos gramados.

Atualmente o ex-goleiro Doni e Simplício estão em uma empresa de agenciamento de jogadores. Os dois mantêm amizade desde os tempos de futebol italiano, onde jogaram juntos na Roma, entre 2010 e 2011.

Fonte: LANCE! e Transfermarkt