Torneio Rio-SP 2001: São Paulo campeão!

No dia 07 de março de 2001, o São Paulo conquistava de forma inédita o Torneio Rio-SP, após 4 vice-campeonatos anteriores (e um no ano seguinte).

O Tricolor classificou-se em segundo lugar no grupo dos Paulistas, após vitórias por 2 a 0 contra Vasco e Flamengo, na primeira e última rodada, empate em 1 a 1 com o Botafogo, em casa, pela terceira, e a sofrível goleada por 5 a 2 para o Fluminense, fora de casa.

Nas semifinais o Tricolor enfrentou o até então invicto Fluminense, vencendo no Morumbi por 1 a 0 (gol de França) e sendo derrotado no Rio de Janeiro por 2 a 1. A decisão foi para os pênaltis, onde Rogério Ceni defendeu três cobranças e no fim o São Paulo venceu por 7 a 6.

As finais foram disputadas contra o Botafogo. Na partida de ida, no Rio de Janeiro, o Tricolor goleou por 4 a 1 e abriu larga vantagem para a conquista do título. Luís Fabiano (2x), Carlos Miguel e França marcaram os gols do Tricolor, que não contou com Rogério Ceni, convocado para a Seleção Brasileira. Veja os gols desta partida abaixo:

No jogo de volta, realizado no Morumbi, o Tricolor perdia por 1 a 0 quando um jovem chamado Cacá (ainda com C), entrou em campo para mudar o destino do jogo e aparecer para o futebol mundial.

Com dois gols do novato, o Tricolor virou o jogo e conquistou de forma inédita o Torneio Rio-SP! Confira os gols do título:

Ficha Técnica da partida:

SÃO PAULO Futebol Clube 2 X 1 BOTAFOGO de Futebol e Regatas

São Paulo: Roger; Jean, Wilson e Rogério Pinheiro; Belletti (Reginaldo Araújo), Fabiano (Kaká), Claudio Maldonado, Carlos Miguel (Julio Baptista) e Gustavo Nery; França e Luís Fabiano. Técnico: Oswaldo Alvarez
Gols: Kaká, 34′/2; Kaká, 37′/2.

Botafogo: Wagner; Dênis, Valdson e Júnior; Fábio Augusto, Reidner, Alexandre Gaúcho (Souza) e Augusto; Donizete, Taílson (Daniel) e Rodrigo). Técnico: Sebastião Lazaroni.
Gols: Donizete, 39′/1.






Árbitro: Jorge Fernando Rabello
Renda: R$ 620.695,00
Público: 71.668 pagantes

Título de 2001

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Matéria Original: Site Oficial – São Paulo FC

Comente com sua conta do Facebook: