Vi pouca repercussão sobre este tema após as eliminações para Atlético-MG e Botafogo nas copas, e menos repercussão ainda sobre a possibilidade de repensar a defesa do São Paulo, seja para os últimos sete jogos de 2024 e principalmente para a temporada 2025.
Arboleda tem falhado e não há como negar este fato: o zagueiro equatoriano falhou no gol de Rodrigo Battaglia, quando o Tricolor perdeu para o Atlético-MG por 1 a 0 no MorumBIS, pela Copa do Brasil. A falha inclusive foi citada pelo Diário Olé da Argentina, e repercutida aqui pelo Arquibancada Tricolor. Na eliminação para o Botafogo pela Copa Libertadores, a falha de Arboleda fez parte de uma sucessão de falhas, começando pelo péssimo domínio do experiente Luiz Gustavo, que culminou em Arboleda não acompanhar Savarino (sim, que é muito mais rápido, mas o zagueiro nada fez para combatê-lo) e que terminou em Rafael espalmando com a mão mole para dentro da área. Três falhas de tamanhos diferentes, de três jogadores experientes, que somados, possuem 105 anos de idade…
E Arboleda voltou a falhar, e mais uma de vez: no sofrido empate contra o Criciúma, o zagueiro chutou o chão, não conseguindo afastar a bola de dentro da área e permitindo que Felipe Viseu abrisse o placar para os donos da casa. No segundo tempo, o zagueiro teve a chance de empatar o jogo e perdeu um gol praticamente feito. Novamente as falhas tiveram repercussão internacional, desta vez nas mídias da Argentina e do Equador.
Apesar do zagueiro ter a sétima melhor nota média do São Paulo no SofaScore, o mesmo aparece no top 10 dos defensores do campeonato em dois quesitos negativos: erros levam a gol (top 8, com um erro) e erros levam a chute (top 5, com dois erros).
Eu gostaria e muito de ver o São Paulo de Zubeldía atuando com três zagueiros, e é consenso geral que o time atuando com este esquema se comportou muito bem na vitória contra o Cruzeiro no Mineirão, quando os reservas foram escalados. Aliás, um esquema com três zagueiros seria o meu preferido para a próxima temporada.
Com Sabino e Ruan Tressoldi se mostrando boas opções quando entram, somados a regularidade de Alan Franco e aos bons jogos de Ferraresi quando acionado, eu repensaria a cadeira cativa de Robert Arboleda. Os meus três zagueiros titulares seriam: Sabino, Alan Franco e Ruan. Com isso Arboleda e Ferraresi disputariam a vaga de primeiro reserva, e ainda com Matheus Belém e Igão auxiliando na composição do elenco.
E para você, torcedor são-paulino, é hora de repensar a defesa do São Paulo, ou Arboleda tem crédito e não deve sair do onze titular? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo.
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Confira as últimas notícias do São Paulo, conheça o elenco do Tricolor, a classificação do Brasileirão, os ídolos e títulos do São Paulo Futebol Clube.