Nos últimos dois finais de semana, estive trabalhando nas transmissões dos jogos do São Paulo sub-20 pelo Paulistão. Quartas de final contra Desportivo Brasil, no primeiro jogo fora de casa um 1 a 1 amargo em que as condições de jogo propostas pelo time de Porto Feliz não eram das melhores. O São Paulo com um a mais o jogo inteiro (literalmente) não conseguiu a vitória. Na volta, em Cotia, um passeio. Grande jogo do ataque Ferreira, Paulinho e Ryan Francisco. Alves foi um maestro em campo e quase fez mais um golaço do meio de campo – bendita seja a trave… Lucas Loss muito seguro na zaga. Igor Felisberto fez boas jogadas. Maik no segundo tempo deu boia vitalidade. Cauã Lucca entrou e marcou também.
A base foi muito prejudicada durante o último ano com muita gente subindo mais cedo, com menos experiência. É natural a oscilação. Mas o que destaco demais é o trabalho de Állan Barcellos e comissão. Fiquei ao lado do banco, pude ver como existe uma sinergia entre comissão e jogadores. As coisas fluem, a conversa é leve mesmo quando há cobrança. O goleiro João Pedro entrou bem no jogo quando Luciano se lesionou e antes, estava apoiando muito cada jogador.
Mas, como conhecemos o futebol brasileiro, se não forem campeões, a campanha no Paulistão sub-20 de 24 jogos, 21 vitórias, dois empates e apenas um derrota e 100% em Cotia não servirão de nada e os especialistas do sofá dirão que o São Paulo tem uma geração fracassada e inútil, invalidando o fato de serem meninos, em formação, com histórias e evoluções diferentes.
Ainda assim, depois de estar um pouco perto, direi que pude ver que a solução está em casa. Não a curto prazo, mas se bem utilizada e valorizada pelo clube e principalmente pelo torcedor, Cotia mais uma vez salvará, como vem fazendo já tem um bom tempo.
Giovanni Chacon é jornalista de formação e setorista do São Paulo há mais de cinco anos pela Jovem Pan Esportes. Chacon oferece uma visão clara e objetiva do que acontece dentro e fora dos campos do Tricolor Paulista.
Confira minhas colunas anteriores aqui no Arquibancada Tricolor.
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.