Para variar um pouco, a CBF resolveu piorar o já terrível calendário do futebol nacional. No calendário divulgado nesta terça, a pré-temporada sugerida é, para muitos, de QUATRO dias. Igualmente aos outros, o São Paulo terá problemas para se programar para 2025 graças ao novo e horroroso Mundial de Clubes da FIFA que tem como real objetivo “competir com a Champions League”, mas essa é uma outra história.
O ponto que trago aqui hoje é uma pergunta para que possamos refletir juntos: tem solução fácil para o São Paulo? Veja, o São Paulo ainda tem pela frente a FC Series na Flórida, um torneio que é uma boa pensando em exibição de marca e que foi acertada antes da divulgação desse calendário.
No sorteio dos grupos do Paulistão 2025, o presidente Julio Casares falou sobre como vai o São Paulo para o torneio estadual que acertou o início da disputa para o dia 15 de janeiro: “Não existe (a possibilidade de iniciar o Campeonato Paulista com reservas). O São Paulo vai jogar com o que tiver de melhor, nós conseguimos uma alternativa de que se for para fase de grupos da Libertadores, será adiada uma rodada e começa jogando dia 19. Vamos tentar antecipar um pouco a nossa viagem para aproveitar essa pré-temporada, mas claro que foi desconfortável (anunciar uma mudança radical em novembro para janeiro) – disse Casares
E o presidente Tricolor tem razão nessa reclamação. Com menos de dois meses para o final do ano, uma mudança tão brusca assim causa dificuldade no planejamento de qualquer clube, incluindo o Tricolor. Como podemos ver alguma evolução no nosso futebol com coisas como essa acontecendo? E ainda que o Paulistão irá começar de fato no dia 15, já é um respiro a mais, aumentando de quatro para oito dias a pré-temporada. Cara… que vexame da CBF…
Volto na pergunta central: tem solução ou jeito fácil de planejar um ano de um time? Outra pergunta importante: quais serão as consequências de uma pré-temporada mal feita? E isso tudo sem a certeza no momento de que estaremos na fase de grupos da Libertadores, certo?!
Bom, muita gente no clube vai dormir de cabeça quente daqui pra frente para encontrar soluções para o clube nessa bagunça toda que é o calendário nacional, assim espero.
Giovanni Chacon é jornalista de formação e setorista do São Paulo há mais de cinco anos pela Jovem Pan Esportes. Chacon oferece uma visão clara e objetiva do que acontece dentro e fora dos campos do Tricolor Paulista.
Confira minhas colunas anteriores aqui no Arquibancada Tricolor.
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.