Um estudo do Departamento de Matemática da UFMG divulgado nas últimas horas aponta que o São Paulo tem 79% de probabilidade de conseguir uma vaga direta na Copa Libertadores de 2025. Embora eu não seja em nada adepto do “futebol na calculadora”, a pesquisa aponta para o óbvio: a situação do São Paulo na briga pela Libertadores melhorou MUITO com a vitória contra o Vasco e com a forte possibilidade de um dos times da briga ganhar uma das Copas.
Tão escancarado quanto o fato da pesquisa e da possibilidade de classificação é o fato de que o trabalho de Luis Zubeldía é bom. Em anos anteriores, outubro era o mês de começar a fazer algumas contas e secar times na tabela para não passar aperto no Campeonato. Em 2024, 79% de chance de vaga direta na Libertadores. O saldo é bom, mas tem muita margem para melhorar em 2025.
Luis Zubeldía, vale lembrar, pegou um time desmoralizado depois da eliminação no Campeonato Paulista e sem nenhum legado positivo (seja de um jogador da base em ascensão, um esquema de jogo que surtiu efeito ou um jogador improvável em subida) de Thiago Carpini. Já chegou dando o recado e vencendo o Barcelona de Guayaquil, trazendo uma nova perspectiva para a temporada.
A classificação direta para a próxima Libertadores, se confirmada, trará junto com o fim da temporada uma análise positiva sobre o saldo de trabalho de Luis Zubeldía. Ainda mais pelo apertar de cintos financeiro previsto para 2025, é preciso ter uma pré-temporada bem trabalhada, com o treinador respaldado aplicando suas ideias e sem a correria de um mata-mata como a Pré-Libertadores logo nos primeiros meses.
É muito óbvio dizer que o ano vai se encerrando de forma decepcionante pelas Copas, com muita expectativa depositada e a decepção de “é, faltou pouco”. Mas tem que ser muito louco ou míope da bola (alô Bopp) pra falar que o trabalho de Luis Zubeldía é péssimo. O futebol não é matemático, mas os números falam por si.
Luis Zubeldía terá espaço para trabalhar a base (ótima temporada do Sub-20 sendo entregue pelo Allan Barcellos), qualificar ainda mais o elenco e tornar o São Paulo ainda mais competitivo para 2025. A Libertadores em vaga direta deixaria um saldo positivo para Luis Zubeldía, mas mais animador é saber que em 25 podemos mais.
Espero você aqui na próxima segunda-feira, ao meio-dia, para continuarmos nosso papo de São Paulo Futebol Clube.
Gabriel Sá é setorista do São Paulo FC há mais de um ano pelo Arquibancada Tricolor. Onde o São Paulo joga, Gabriel está presente. Sua coluna traz análises e informações de quem está ao lado do Tricolor, em qualquer lugar e a qualquer momento.
Confira minhas colunas anteriores aqui no Arquibancada Tricolor.
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.