Dois tempos é a coluna do Mário Pravato, publicada no Arquibancada Tricolor desde 2017, abordando tudo sobre o Tricolor Paulista.
Confesso que não curto esses papos de “obrigação“, mas após os vexames dos últimos anos e o sorteio da fase final da Sul-Americana 2020, não tem como não gritar:
NÃO É MOLE NÃO, A SUL-AMERICANA VIROU OBRIGAÇÃO!
Vamos aos pontos.
E a Copa do Brasil?
Esta coluna está indo ao ar na sexta-feira (23/10), dois dias antes do duelo decisivo contra o Fortaleza pela Copa do Brasil. Apesar de termos um histórico favorável contras as equipes do M1TO, desta vez o negócio é diferente e o Fortaleza está jogando demais…
O São Paulo passando, poderá pegar pedreiras nas quartas de final como: Internacional, Grêmio, Flamengo, ou algum clássico contra Santos, Palmeiras ou Corinthians.
Não, a Copa do Brasil não é fácil e não está fácil, vide que só empatamos no Ceará após o adversário estar com 9 em campo. Eu não acredito neste título e caso venha, para mim será uma grata e enorme surpresa.
Brasileirão
Apesar da quarta colocação com dois jogos a menos, o que poderia nos colocar no terceiro lugar, um ponto atrás de Flamengo e Internacional, eu acho muito difícil conseguirmos nos manter no topo.
O São Paulo está muito inconstante no torneio, teve boas vitórias nos clássicos contra Corinthians e Palmeiras, mas desmoronou contra o Atlético-MG após o gol mal anulado de Luciano e do primeiro gol dos mineiros.
No começo do campeonato eu fui bem irônico ao dizer que o São Paulo ficaria entre a 6ª e a 16ª colocação, pois mostraria que o time não iria muito longe.
É muito complicado fazer qualquer análise futura aqui, pois caso o clube avançe na Copa do Brasil e Sul-Americana, o ideal é focar nestas competições, já que Flamengo e Atlético-MG estão com elencos melhores e mais profundos.
Rumo ao bi da Sul-Americana?
Após os tópicos acima, a resposta é bem clara: SIM! A Sul-Americana deveria ser o foco e obrigação do São Paulo para o restante desta temporada.
Não será uma competição fácil, mas eu acredito em menos desafios do que a Copa do Brasil, além do fato de trazer inúmeras vantagens com o título.
Olhando os times do torneio, nós estamos ao lado de Independiente, Vélez, Atlético Nacional, Vasco e Peñarol, como os times com mais “nome” no torneio. É obrigação de qualquer um desses seis times buscar o título, não é possível que veremos uma final entre Sol de América e Coquimbo, por exemplo!
Dando uma de “Mãe Dinah” aqui, caso o São Paulo passe do Lanús, enfrentará Audax Italiano ou Bolivar nas oitavas de final (a minha aposta é nos chilenos do Audax, eles mesmos que empataram em 2 a 2 aqui no Morumbi na fase de grupos da Libertadores 2007), e nas quartas de final deverá ser o Independiente, hepta campeão da Libertadores, caso nenhum imprevisto aconteça.
Nas semifinais poderá aparecer Atlético Nacional, Universidad Católica, Vélez ou Peñarol (minha aposta: os colombianos do Atlético Nacional). Pensando em uma final, temos Vasco, Junior Barranquila e Tolima como time com mais “nome” e não seria nada mal uma final contra os cariocas, que estão em má fase neste momento.
Um time do tamanho do São Paulo FC, não pode baixar a cabeça para qualquer um destes adversários. Que Fernando Diniz invente o menos possível e consiga fazer esse time avançar fase após fase, para quem sabe conquistar o título em janeiro.
É a nossa torcida e não deixaremos de cobrar aquilo que está errado.
Mário Pravato Junior
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net