No último jogo contra o Lanus, convidamos um amigo jornalista argentino para opinar sobre a partida e nos surgiu a ideia de fazer o mesmo com outros sites parceiros, que cobrem rivais.
Convidamos o pessoal do site Coluna do Fla para opinar sobre o momento do Flamengo, sobre o jogo deste domingo e darem sua visão sobre o São Paulo, vejam:
De olho na liderança, Flamengo tem desfalques de peso para encarar o São Paulo, mas confia em boa fase
O primeiro turno do Brasileirão chega a sua última rodada neste fim de semana, e o Flamengo tenta encerrá-lo da mesma forma que foi em 2020: na liderança.
Com 35 pontos e empatado com o Internacional, o Fla só pensa em vencer o São Paulo neste domingo (01), em jogo marcado para as 16h, no Maracanã.
Apontado como favorito, o Flamengo vive uma ótima fase, apesar de desfalques relevantes. Além disso, a equipe também quer voltar a ter números expressivos no Maracanã – no Brasileirão 2020, o Fla é apenas o sétimo melhor mandante, com quatro vitórias, um empate e uma derrota.
Fase Invicta
O Flamengo está tendo que lidar com um calendário muito apertado, por conta das participações no Campeonato Brasileiro, na Copa do Brasil e também na Libertadores da América. Mesmo com uma maratona de jogos desgastantes, o Rubro-Negro está em uma sequência de 12 partidas sem perder.
Foram nove vitórias e três empates desde a derrota para Independiente del Valle, pela Libertadores, onde o elenco já estava no início do surto de Covid-19 que tirou alguns dos principais atletas de partidas importantes.
O período foi bom para dar oportunidades aos jogadores da base. O maior destaque está sendo o goleiro Hugo Souza, que mesmo com o retorno de Diego Alves, segue no time titular e vem de uma grande atuação contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil.
Confira o desempenho do Flamengo nos últimos 12 jogos
9 vitórias
3 empates
29 gols marcados
10 gols sofridos
Confrontos do Flamengo
- Barcelona 1 x 2 Flamengo – Libertadores
- Palmeiras 1 x 1 Flamengo – Brasileiro
- Flamengo 4 x 0 Del Valle – Libertadores
- Flamengo 3 x 1 Athletico-PR – Brasileiro
- Flamengo 3 x 0 Sport – Brasileiro
- Vasco 1 x 2 Flamengo – Brasileiro
- Flamengo 2 x 1 Goiás – Brasileiro
- Flamengo 1 x 1 Bragantino – Brasileiro
- Corinthians 1 x 5 Flamengo- Brasileiro
- Flamengo 3 x 1 Junior Barranquilla – Libertadores
- Internacional 2 x 2 Flamengo – Brasileiro
- Athletico-PR 0 x 1 Flamengo – Copa do Brasil
Desfalques
Em meio à maratona, o Rubro-Negro passou a ter diversas baixas. Para encarar o São Paulo, há ausências em todos os setores. Na zaga, aliás, o desfalque é Rodrigo Caio, atleta criado no time paulista.
O meio-campo é o setor com mais perdas: Thiago Maia e Willian Arão estão suspensos, além de Diego Ribas e De Arrascaeta, ambos lesionados. Quem fecha a lista é o artilheiro Gabigol, que apresentou evolução e está em fase de transição, mas segue fora.
Provável escalação
Com essas ausências importantes, o Flamengo deverá ir a campo com a seguinte formação: Hugo Souza; Isla, Gustavo Henrique, Natan e Filipe Luís; João Gomes (Daniel Cabral), Gerson, Everton Ribeiro, Vitinho, Bruno Henrique; Pedro.
O que eles esperaram do São Paulo?
O São Paulo vem, assim como o Flamengo, realizando esforço para contratações de peso. Contudo, diferente do Rubro-Negro, ainda não conseguiu dar fim à seca de títulos, fator que aumenta a pressão.
Em campo, o Tricolor tem bons destaques individuais, no entanto, o principal problema da equipe parece ser psicológico. Isso porque, em diversos momentos, o time começa boas apresentações, mas acaba se complicando.
Foi assim na Copa do Brasil, contra o Fortaleza, quando abriu 2 a 0 e viu o adversário empatar. Depois, na Sul-Americana, o time paulista saiu na frente do Lanus, mas novamente mostrou instabilidade e o adversário virou.
Sendo assim, este pode ser um fator explorado pelo Fla, dada a experiência e capacidade de reação demonstrada em diversas partidas.
João Pedro Granette é colunista do site Coluna do Fla
Instagram: @ColunaDoFla / Twitter: @ColunaDoFla
*A opinião do colunista não reflete a opinião do site