A derrota para o Corinthians fez o torcedor voltar para a realidade e perceber que o time ainda tem alguns desafios para superar se quiser vencer o Brasileirão. Apesar disso, o mundo não acabou e o campeonato se ganha em várias rodadas e não em só dois jogos.
É hora de ligar o alerta, mas não é o momento de se desesperar. Então, leia o texto até o final para descobrir quais são eles.
1) ELENCO CURTO
Do time que enfrentou o Corinthians, no último domingo, 4 jogadores do time titular são formados na categoria de base. Além disso, mais 5 no banco passaram por Cotia. Ou seja, o time tem um elenco curto e muitas vezes se vê sem boas opções para mexer quando sai perdendo.
Essa deficiência fica ainda mais escancarada quando o artilheiro Luciano se machuca e você olha para o banco assustado, sabendo que Pablo ainda está devendo (e muito!). Para o próximo ano será fundamental contratar mais jogadores úteis.
2) ADVERSÁRIOS FORTES
Ainda falando sobre elenco, os rivais do São Paulo na busca pelo título tem mais opções qualificadas para um campeonato longo. Só o Atlético Mineiro de Sampaoli gastou mais de R$100 milhões nesta temporada em contratações.
Flamengo é o atual campeão da libertadores e brasileiro, e conta com Michael (revelação do brasileirão 2019), Diego e Pedro Rocha no banco. Enfim, é torcer muito para que atletas como Brenner, Gabriel Sara, Luciano e Luan aguentem firme a maratona de jogos, pois rodar o elenco não parece uma boa saída.
3) FALTAM DRIBLADORES
A saída de Antony para o Ajax impactou até no esquema tático do São Paulo. Fernando Diniz precisou sacar Vitor Bueno do time e trocou o 4-3-3 ou 4-2-3-1 por um clássico 4-4-2. Se você olhar o elenco, faltam opções de velocidade e bons dribladores para furar as defesas adversárias.
Ou seja, será preciso revelar alguém que saiba rabiscar ou o São Paulo terá que ir até o mercado buscar alguém.
4) FALTA CONFIANÇA
Um time embalado, depois de golear o Flamengo e atropelar o “time mais forte do Brasil” deveria no mínimo chegar com confiança para vencer o rival em Itaquera. Porém, a seca de títulos e os diversos fracassos durantes os últimos anos, inclusive em 2020, faz até os jogadores não confiar que podem ser campeões.
Enfim, esses são alguns dos desafios que o tricolor precisará superar se quiser ganhar o Brasileirão ou a Copa do Brasil. No entanto, devemos ter tranquilidade, pois os resultados são bons e o time vem fazendo uma campanha surpreendente. A derrota é frustrante, mas não podemos entrar em crise sendo líder do campeonato.
Gabriel Augusto. Gabriel é Redator, tem 27 anos e é um dos maiores Corneteiros de sofá do SPFC. Perfil no Twitter (@augustopontotxt)
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.