Perguntado sobre Rodrigo Nestor no lançamento da São Paulo Universty (iniciativa muito interessante do clube, diga-se), Julio Casares falou: “garotos da base precisam voar”, o que parece ser um sinal claro de que, surgindo proposta, o autor do gol do título da Copa do Brasil de 2023 vai embora.
Sua saída não é de se lamentar. É um jogador muito importante da história do São Paulo, profissional, dedicado que sempre demonstrou amar de verdade o clube. Mas parece ter batido no teto pelo menos vestindo a camisa tricolor. Chegou a um ponto da carreira em que não é mais uma revelação e ao mesmo tempo não acha mais seu lugar no elenco. É segundo volante? É meia? É ponta? Entre tantas coisas boas que fez, achar um lugar específico e eficiente para Nestor em campo foi uma obra de Dorival Júnior.
Símbolo de Cotia nos últimos anos, Nestor tem ao menos uma deficiência relevante: não é um jogador forte fisicamente, ainda que seja inteligente e habilidoso. Mas hoje, o fator físico é muito importante, por mais que a gente adore técnica e habilidade. Só isso não basta mais.
E aí é que entro no tema central desta discussão, que não é Nestor, mas a base do São Paulo. No fim de semana o Tricolor foi surrado pelo Novorizontino na final do Campeonato Paulista sub-20. Em campo, era um time mais técnico visivelmente. Os jogadores sabiam o que fazer com a bola nos pés, mas foram engolidos por um adversário muito mais forte fisicamente. Assim, o time do interior chegou aos 3 a 0, na base da força.
Nestor (de enorme importância para a história do São Paulo, é sempre bom repetir) é símbolo de algumas gerações de Cotia que demonstraram talento, mas ficaram devendo no aspecto físico.
Cinto apertado nos próximos anos, o clube vai precisar muito da base para seguir competitivo. O aspecto físico dos jogadores precisa ser valorizado em Cotia.
Eduardo Tironi é uma referência quando o assunto é São Paulo Futebol Clube. Leal ao seu parceiro Arnaldo Ribeiro, ele conduz, junto a ele, o canal “Arnaldo e Tironi”, além de comandar o G4 no Bandsports. Não perca a coluna de quem tem propriedade para falar sobre São Paulo Futebol Clube.
Confira minhas colunas anteriores aqui no Arquibancada Tricolor.
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.