Há no horizonte uma possibilidade de o ano terminar de forma opaca para o São Paulo. E isso não significa terminar mal, mas de forma sem graça. O Tricolor ocupa neste momento na tabela do Brasileiro um lugar praticamente isolado na 6ª posição. Muito longe, abaixo está o Cruzeiro, 12 pontos atrás, mas com um jogo a menos. Na melhor das hipóteses (para ele) essa diferença cairá para nove. Ou seja, o São Paulo não perde mais o lugar em que está.
Olhando pra cima, a chance de chegar na 5a posição também é pequena. O que significa isso? Que o Tricolor não tem muito mais a fazer neste Brasileiro a não ser cumprir seus próximos jogos e esperar o Botafogo ser campeão da Libertadores para beliscar uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Senão, vai se contentar com a pré-Libertadores mesmo.
Quando se olha para os rivais da cidade, a situação é outra: o Palmeiras ruma para o tricampeonato brasileiro consecutivo, algo que só o São Paulo conseguiu até hoje na história. A torcida está enlouquecida com mais uma taça se aproximando.
O Corinthians também se anima. A dupla Depay e Yuri Alberto deu liga, o time venceu seis partidas seguidas e a Libertadores de 2025 é quase uma realidade. Tendo em vista que até outro dia a luta corintiana era para não cair, convenhamos que o fim de ano promete ser animado por lá.
Chego ao ponto importante. Um fim de temporada opaco incomoda o torcedor, sobretudo ao olhar a euforia dos rivais. Neste momento, é muito importante a direção do São Paulo deixar claro que está planejando 2025, contando tudo o que está sendo feito agora para a duríssima temporada do ano que vem, que terá estadual começando mais cedo além de uma pré-temporada nos Estados Unidos. O torcedor são-paulino tem de ter a sensação de que há um plano traçado e não apenas uma desmobilização geral nos momentos finais de 2024.
Um passo importante neste sentido foi dado: Carlos Belmonte, diretor de futebol, cravou em entrevista à “CNN Esportes” que Zubeldía será o treinador em 2025.
Eduardo Tironi é uma referência quando o assunto é São Paulo Futebol Clube. Leal ao seu parceiro Arnaldo Ribeiro, ele conduz, junto a ele, o canal “Arnaldo e Tironi”, além de comandar o G4 no Bandsports. Não perca a coluna de quem tem propriedade para falar sobre São Paulo Futebol Clube.
Confira minhas colunas anteriores aqui no Arquibancada Tricolor.
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.