“A expectativa é em 2023 falar de um balanço já com grandes resultados”. Esta frase foi dita por Julio Casares no dia 17 de março de 2022.
Semana passada o mesmo Julio Casares antecipou que o déficit financeiro do ano será assombroso e tem gente dizendo que pode ser o maior da história do clube. O São Paulo se aproxima de R$ 1 bilhão em dívidas.
E aí o torcedor que tenta controlar as contas pessoais da sua casa se pergunta: como isso foi possível? Porque não estamos falando do Corinthians, que entrou no modo “vida louca”, gasta sem poder pagar, acumula calotes e não pensa no amanhã. A conversa é sobre o São Paulo, que na janela do meio do ano trouxe Marcos Antonio, Jamal Lewis e Santi Longo, enquanto alguns rivais simplesmente reformularam praticamente o time inteiro. O São Paulo que perdeu Alex Sandro porque foi incapaz de disputar o jogador com o ricaço Flamengo.
A conclusão a que se chega é que o São Paulo vive o pior dos mundos. Não gasta no time de futebol, mas a dívida aumenta. E vai gastar menos ainda em 2025 por conta das amarras que o fundo de investimento criado justamente para pagar dívidas impõe.
Para deixar claro: se existe alguém mais a favor do que eu do aperto financeiro para reconstruir o clube, me apresente. Porque eu não conheço. Acontece que não é só a conta que não fechou até agora. Faltam explicações claras sobre por que o time já vem apertando o cinto e está devendo mais!
A temporada está chegando ao fim e o São Paulo quase que heroicamente está classificado para a fase de grupos da Libertadores. Digo heroicamente justamente porque investiu praticamente nada no time, sendo o 13o nas contratações do meio do ano. (e tinha gente querendo a saída do Zubeldía…tsc, tsc, tsc)
Neste clima de fim de feira de fim de temporada seria muito interessante que o presidente viesse a público e desse uma entrevista explicando com calma tudo o que foi feito e tudo o que vem por aí em 2025. Inclusive o rombo que ele mesmo antecipou apesar dos incrementos de receitas de patrocínio e naming rights.
Em vez disso, Casares pegou um avião para uma semana de folga na Europa. Enquanto isso, o time em campo rasteja nas últimas rodadas do Brasileiro, com todos pensando que poderiam estar também já curtindo as férias.
P.S. O alento deste final de ano foi a grande conquista da Copa do Brasil sub-20 batendo o Palmeiras de virada na final por 3 a 2. Ryan Francisco e Ferreira foram os destaques da vitória e dão pinta de bons jogadores. E na arquibancada, mais uma demonstração de paixão: 15 mil são-paulinos debaixo de chuva no Morumbis em uma segunda-feira à noite.
Eduardo Tironi é uma referência quando o assunto é São Paulo Futebol Clube. Leal ao seu parceiro Arnaldo Ribeiro, ele conduz, junto a ele, o canal “Arnaldo e Tironi”, além de comandar o G4 no Bandsports. Não perca a coluna de quem tem propriedade para falar sobre São Paulo Futebol Clube.
Confira minhas colunas anteriores aqui no Arquibancada Tricolor.
*As opiniões expressas aqui são de responsabilidade do autor do texto, e não refletem a opinião do site
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.
Então, Tironi, quando o presidente já entra num clube com jejum de títulos e totalmente endividado, se bom dirigente fosse, ao ter ideia do tamanho das dívidas, qual seria a prioridade?
Casares ao assumir, a necessidade era “tirar da fila”, tanto que você lembra que o Paulistão era considerado por ele, claro, “final de copa do mundo”, sendo.que Copa do Brasil até então era inédito, leva campeão à Libertadores – foi o Atlético – e a Libertadores o time também tinha jejum de 16 anos, como o Paulista e nada foi feito para conter as dívidas depois, nem muito menos, dar prioridade à base, que fez um jogaço ontem e conquistou o tetra da Copa do Brasil Sub-20.
Ano passado, roteiro se repetiu, nada da base, mais contratação, mais atraso de salários e direitos de imagem, eliminações precoces no paulista com Rogério – e demora na troca de técnico – e na sul-americana com Dorival Jr, contratações caras: sim, valeu a pena a do Lucas, ele se pagou com as atuações, muitos gols e virando titular, ajudando a conquistar a Copa do Brasil, até então inédita.
Já James Rodriguez – esse merece ser estudado…- o São Paulo se tem analista de desempenho, é péssimo, porque a última temporada convincente dele foi no Bayern em 2018 quando jogou quase metade da temporada, de 2019 em diante, só caiu, muitas lesões, poucos ou quase nenhum jogo feito e muito dinheiro torrado pelos clubes -.
Em 2024, mesma coisa: gasto já tinha subido ainda no fim do ano passado, Casares sucateou.a base, aí ele mesmo não acredita em Cotia – prefere viajar para Londres de férias como.você disse -.