1 Turno Completo com Dorival Júnior

Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Por Leandro Oliveira – 90Goals

6000 crop galeria | Arquibancada Tricolor
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Salve, nação tricolor! Vamos a uma análise do trabalho e dos números do nosso treinador, Dorival Júnior, que completou contra o Santos sua 19ª partida no comando da equipe tricolor. Isso equivale a 1 turno inteiro do Brasileirão. Em números, foram 8 vitórias, 5 empates e 6 derrotas. 29 gols marcados e 29 sofridos. 29 também é o número de pontos conquistados neste período, com um aproveitamento de 50,87%, número pouco superior ao de seu antecessor, Rogério Ceni teve 49,5%.

No aspecto tático, confesso que vejo pouca ou nenhuma mudança em relação ao trabalho anterior. O São Paulo é um time que, quando joga em casa, tem a posse de bola e procura propor o jogo, mas não consegue furar a defesa adversária com frequência. Exceção feita aos dois últimos jogos, contra Flamengo e Santos, quando teve o total domínio do jogo, principalmente contra o time da baixada santista.

A meu ver, o domínio tricolor nas duas últimas partidas, deve-se ao fato de Dorival ter colocado Hernanes mais à frente, como meia, e também ter colocado Jucilei na proteção da cabeça de área. Com isso, Petros fica “livre” para ajudar na armação e grudar no principal armador adversário, anulando Everton Ribeiro e Diego, do Flamengo, e Lucas Lima do Santos.

Outro fator importante foi a saída de Lucas Fernandes. O meia não vinha rendendo o esperado na armação, perdendo muitas bolas facilmente. Isso quase sempre acarretava em contra-ataque ao adversário. Lucas também não conseguia cumprir a função tática de acompanhar os avanços dos laterais oponentes, coisa que Marcos Guilherme, e até Cueva fizeram com maestria nas últimas partidas.

O desafio maior de Dorival agora é fazer com que o time também renda fora de casa. O São Paulo tem sido apático e previsível ao extremo quando atua longe de seus domínios. Exemplos claros foram as atuações contra Atlético-MG e Fluminense, jogos onde o tricolor criou muito pouco, e em nenhum momento deu sinais de que poderia ao menos voltar pra casa com um empate.

No próximo sábado o treinador tem uma nova chance de mostrar seu trabalho, e conseguir mais uma vitória contra o Atlético-GO no Serra Dourada. O time de Goiânia ocupa a última posição na classificação e jogará desesperado pelos 3 pontos, o que pode dar os espaços para os bons contra-ataques que Hernanes tem armado, sempre explorando a velocidade de Marcos Guilherme e o poder de decisão de Lucas Pratto.

Só nos resta torcer, e esperar que o time chegue logo aos 47 pontos, e que a partir daí, já seja possível fazer projeções e planejamento para 2018, ano em que teremos que brigar por títulos, nossa torcida merece!

#avantemeutricolor

Fonte: 90Goals

Compartilhe esta notícia