100 dias sem Campeonato Paulista. O São Paulo poderia já ter sido campeão?

Hoje, completam 100 dias sem o Campeonato Paulista, já que ele foi paralisado devido à pandemia do Covid-19. Segundo a Federação Paulista de Futebol, ele será retomado, mas ainda não há uma data definida para isso.

A torcida são-paulina lamentou a paralisação, apesar da necessidade dela, é claro, pois o time comandando pelo técnico Fernando Diniz vinha bem na competição até mesmo se comparado aos demais times da capital, Palmeiras e Corinthians, e o Santos, do litoral.

O Tricolor era líder do grupo C com 18 pontos, somando cinco vitórias, três empates e duas derrotas, com 14 gols feitos e 7 tomados. A última partida do São Paulo foi contra o Santos na virada por 2×1 no Morumbi, no dia 14 de março. Na ocasião, o confronto foi a portões fechados.

Lembrando que o São Paulo sofreu em pelo menos três partidas com erros de arbitragem, vale o destaque para o jogo contra o Novorizontino em que dois gols legais de Alexandre Pato foram anulados e o Tricolor ficou apenas no empate por 1×1, quando poderia e deveria ter saído com a vitória.

Então, sim, caso tudo estivesse “normal”, o São Paulo tinha grandes chances de ser campeão. Essas chances, na verdade, ainda existem, pois o campeonato será finalizado, mas o momento é diferente e de muitas adaptações, visto que os jogadores retornaram ao CT essa semana depois de três meses afastados.

Os treinos efetivamente começam a partir do dia 1º de julho, data em que foi autorizada pelo Governo do Estado. Com isso, o time precisa passar por uma nova pré-temporada para recuperar o ritmo.

Mas quando será que volta o Campeonato Paulista?

Campeonato Paulista pode voltar no final de julho ou começo de agosto, é o que estima o Secretário Estadual de Esportes de São Paulo, Aildo Rodrigues Ferreira.

Em entrevista ao programa ‘Bom dia SP’, da TV Globo, na semana passada ele disse:

“Os clubes precisam de três, até quatro semanas, para retomar a condição física. Acreditamos que podemos falar em partidas de futebol do Campeonato Paulista para final de julho, início de agosto”.

O jeito é esperar e torcer para que quando retornarem as competições o São Paulo esteja pronto, sempre priorizando a saúde dos atletas, ou seja, que o Campeonato Paulista só seja retomado quando for realmente viável e que seja garantida a segurança de todos os envolvidos nas partidas.

Para matar um pouco da saudade do São Paulo no Paulistão, confira os gols do Pablo na última partida contra o Santos:

Foto: Rummens

Comente com sua conta do Facebook: