O que o SPFC precisa fazer para obter a 2ª melhor campanha
Foto: Paulo Pinto / saopaulofc.net

O São Paulo já está classificado para as quartas de final do Paulistão 2022. Seu adversário, inclusive, já está definido: o time vai enfrentar o São Bernardo, quarta-feira, no estádio do Morumbi. A disputa será em partida única e a vantagem do Tricolor por ter feito melhor campanha que o adversário, que ficou em na classificação é justamente a de jogar em seus domínios.

São Paulo e São Bernardo estavam no mesmo grupo da primeira fase, o B. O Tricolor ficou em primeiro e o São Bernardo, em segundo – sem ter se enfrentado, de acordo com as regras da competição. Pela tabela do Paulistão, estão agora no grupo F das quartas de final. Por isso, nenhum resultado da última rodada pode influenciar na alteração desse confronto, uma vez que não mais podem ser ultrapassados pela Ferroviária, que é a terceira colocada do grupo.

Contudo, a partir das semifinais, a situação muda. Em vez de se analisar apenas os grupos, a atenção está voltada para a classificação geral na definição dos confrontos. A equipe de melhor campanha enfrentará a de quarta melhor; a segunda melhor campanha, a de terceira.

O São Paulo, mesmo classificado, precisa somar pontos para não ser ultrapassado na classificação geral pelas equipes que estão atrás. Isso porque, no Paulistão, a tabela geral é mantida e as vitórias nas fases classificatórias são somadas como mais três pontos para o time. Para chegar com vantagem nas semifinais independentemente dos outros times, precisará vencer os seus dois próximos jogos e torcer por um tropeço do Corinthians, que atualmente está à frente pelo critério de desempate (dois gols a mais de saldo). Ou torcer para uma equipe de menor pontuação passar do Corinthians.

De acordo com o artigo 11 do Paulistão, a semifinal também é realizada em partida única. Daí por que a importância de se ter a segunda colocação geral para o São Paulo.

Assim, ainda que vença os dois jogos daqui para frente, não há condições de o São Paulo ter a melhor campanha da competição. Para chegar com a segunda melhor campanha, o time precisa:

  1. Vencer o seu confronto contra o Botafogo-SP;
  2. Torcer por um tropeço do Corinthians;
  3. Tirar os dois gols de saldo, nesse cenário positivo.

O São Paulo poderá alcançar a mesma vantagem caso vença o seu jogo nas quartas e o Corinthians passe nos pênaltis – pois o rival irá somar apenas um ponto.

Tudo sobre o Tricolor!

Siga o Arquibancada Tricolor em suas redes sociais e acompanhe tudo sobre o São Paulo FC:

Instagram | YouTube | Twitter | Canal no Telegram | Conheça a nossa Loja

Post anteriorEder: de renegado a exemplo, atacante não desperdiçou oportunidade do ano
Próximo PostDanilo, do Palmeiras, considera o clássico contra o São Paulo como o mais complicado
Matheus Tévez é formado em Direito pela UFBA, cursa Letras, além de ser professor, escritor e articulista. Mas a sua grande virtude é ser são-paulino doente desde os tempos em que Válber doutrinava na zaga.