4 conquistas de Jardine na base

No comando da equipe profissional do Tricolor até a chegada de um novo treinador após a saída de Edgardo Bauza, que assumiu a Seleção Argentina, André Jardine traz no currículo uma vitoriosa campanha no Sub-20. O técnico conduziu o time juniores nas conquistas da Copa Ouro, da Copa do Brasil e da Copa RS, em 2015, além da Copa Libertadores da América deste ano – todos com o time Sub-20.

“Acredito que o trabalho desenvolvido na base foi fundamental para que esta oportunidade fosse possível. Não se pode deixar enganar, mas os resultados no futebol alavancam e impulsionam quando são bons. E obviamente a nossa campanha em 2015 foi importante nisso. Todos os garotos e membros da comissão técnica do Sub-20 fizeram um grande trabalho e, hoje, colhem os frutos. Não só eu, mas alguns jogadores tiveram oportunidade no elenco principal, e acredito que muitos outros também terão esta chance”, afirma.

Abaixo, o site oficial do São Paulo recorda as vitoriosas trajetórias do comandante:

COPA OURO

A galeria de troféus das categorias de base do São Paulo ganhou mais uma taça em maio de 2015. No Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia, o Tricolor venceu a Ponte Preta por 3 a 2 e conquistou o inédito título da Copa Ouro Sub-20 – torneio que reúne tradicionais clubes do estado. Em decisão emocionante, o time são-paulino precisou suar a camisa para derrotar os campineiros, que já haviam faturado a competição em 2010.

A base da equipe do técnico André Jardine foi a mesma utilizada na disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior de 2015, quando o clube avançou até a semifinal. Para conquistar o título, o Tricolor fez uma campanha irretocável. Na primeira fase, o clube liderou o Grupo C ao golear nas três partidas. Na estreia, 4 a 1 sobre o Cotia. Depois, triunfo sobre o Taboão da Serra por 3 a 1. Para fechar a sua participação na chave em grande estilo, o São Paulo bateu o São Vicente por 5 a 1.

Nas oitavas de final, novamente com atuação dominante, a equipe são-paulina despachou o SEV Hortolândia (4 x 2). E nas quartas de final, antes de encarar o Independente, o time passou pelo Grêmio Osasco Audax ao vencer por 2 a 1. Na semi, o Tricolor goleou o Independente por 4 a 0 e avançou para a decisão, onde venceu a Ponte Preta (3 x 2).

O atacante Luiz Araújo, que balançou as redes sete vezes nesta edição da Copa Ouro, foi eleito o melhor jogador da competição estadual. Já o jovem goleiro Lucas Gomes, do Sub-17, foi o melhor arqueiro na categoria juvenil, onde o São Paulo avançou até às semifinais.

COPA DO BRASIL

Em novembro de 2015, o time sub-20 entrou em campo, no Morumbi, podendo até perder para o Atlético Paranaense por um gol de diferença para sagrar-se campeão da Copa do Brasil da categoria. Mas a folga no placar em nada interferiu no desempenho e na vontade dos juniores do Tricolor, que venceram a partida por 2 a 0 (gols de Joanderson e Davi Neres), e, assim, ergueram mais um troféu para o clube!

Com o resultado, o Tricolor conquistou um título inédito e de forma invicta. Foi também o segundo triunfo da Copa do Brasil em categorias de base. A primeira, pelo Sub-17, foi vencida em 2013, com muitos jogadores, inclusive, presentes neste título em 2015 (Kal, Araruna, Queiroz, Lucas Anselmo, Leo Prado, Foguete, Bortoluzo, Araújo, Joanderson e Tormena).

Para ficar com o título, o São Paulo passou por América-MG (primeira fase), Botafogo (segunda fase), Goiás (quartas de final), Joinville (semifinal) e Atlético-PR (decisão). A vitoriosa trajetória rendeu ao clube a oportunidade de disputar a Libertadores da América de 2016, que marcou a jovem geração do Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia.

COPA RS

Após a inédita conquista da Copa do Brasil Sub-20, em novembro, e da Copa Ouro, no primeiro semestre, o São Paulo sagrou-se campeão da Copa RS, também de forma inédita. Nas duas competições, Joanderson foi o artilheiro, sendo que na primeira, dividiu a marca com David Neres. Em jogo bastante disputado diante do Atlético/MG, na decisão, o Tricolor Paulista venceu por 3 a 1, de virada, e sagrou-se campeão da Copa RS, torneio nacional organizado pela Federação Gaúcha de Futebol.

Na primeira fase, no Grupo B, o time são-paulino conquistou três vitórias: Criciúma (1 x 0), Flamengo (2 x 0) e Chapecoense (4 x 1), além da derrota para o Grêmio (3 x 1) na estreia da competição. Depois, nas quartas de final, o Tricolor eliminou o Goiás nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal. Já a semifinal reservou o clássico contra o Palmeiras, que foi derrotado por 2 a 1.

LIBERTADORES DA AMÉRICA

A inédita conquista do São Paulo foi construída com um empate com o Libertad, do Paraguai (1 a 1), e vitórias sobre o Independiente del Valle, do Equador (8 a 0), e Melgar, do Peru (3 a 0), na fase de grupos, e depois um triunfo incrível de virada sobre o Lanús, da Argentina, na semifinal (3 a 2). Na final, 1 a 0 sobre o Liverpool- URU. Na decisão, o gol do meio-campista Lucas Fernandes garantiu o troféu aos brasileiros, que conseguiram fechar a marcante temporada com a taça continental.

Como forma de homenagear e parabenizar todo o elenco e a comissão técnica do Sub-20, que conquistaram a inédita Libertadores da América, no Paraguai, o capitão Banguelê, o artilheiro Luiz Araújo, o meio-campista Lucas Fernandes – autor do gol do título – e o treinador André Jardine deram uma volta olímpica com a taça antes do confronto entre São Paulo e The Strongest-BOL, pela Libertadores deste ano, no Pacaembu.

O comandante e a garotada revelada no Centro de Formação de Atletas Laudo Natel, em Cotia, foram aplaudidos de pé pelos torcedores e puderam celebrar a memorável conquista, que coroou uma temporada brilhante do time na categoria. “Foi muito legal. A gente já tinha tido um contato muito bacana com os torcedores na conquista da Copa do Brasil Sub-20. Mas a conquista da Libertadores foi longe de casa, no Paraguai, e por isso sentimos a falta dos torcedores nos apoiando nos jogos. Mas, depois, pudemos celebrar juntos. Jogar sem eles não é a mesma coisa, mas pudemos comemorar juntos de novo”, recorda Jardine.

Let’s block ads! (Why?)

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Ler mais