A absurda contratação em definitivo de Everton Felipe

Nesta terça-feira (12) o São Paulo concluiu a contratação do meia Everton Felipe junto ao Sport. Um negócio muito estranho, obscuro e com cifras altas pelo retrospecto do atleta. Vamos esclarecer um pouco mais esse assunto.

Quem é Everton Felipe

Everton Felipe tem 21 anos de idade, nascido em 1997 em Pernambuco. Na base atuou pelo Sport e Internacional, tendo destaque nas categorias de base do time gaúcho, porém uma contusão não permitiu que o mesmo atuasse pelo time profissional, retornando ao Sport. Pelo time do Recife, atuou em 121 jogos, marcando incríveis 3 gols.

Cláusulas da Contratação

Aqui começamos a ver coisas bem estranhas: o São Paulo pagou inicialmente 3 milhões de reais pelo empréstimo do atleta até o final de 2019. Um valor alto, por um jogador jovem e que não tinha nenhum brilho no clube de Pernambuco. Foram incluídas cláusulas de desempenho que obrigavam o São Paulo a contratá-lo até mesmo antes do final do empréstimo, conforme dito por Alexndre Pássaro, gerente-executivo na época do negócio, em agosto de 2018:

– “É um empréstimo até o final de 2019, com obrigação de compra baseada em performances esportivas que imaginamos que possa se concluir. Confiamos que ele vai nos acompanhar em longo prazo.”

Conforme noticiado pelo UOL Esporte hoje, tais performances eram ridículas: o atleta deveria estar À DISPOSIÇÃO em uma determinada quantidade de jogos, e não necessariamente atuar. Ou seja, bastaria estar saudável e ser convocado para o jogo, algo super fácil atualmente, quando até 23 atletas são convocados por jogo. E com certeza o número mínimo de partidas deveria ser outra coisa bem fácil de ser alcançada…

Com isso, o São Paulo desembolsou mais 3 milhões de reais para adquirir 40% dos direitos econômicos do atleta. Sim, você não leu errado, foram empregados 6 milhões de reais em 40% dos direitos de Everton Felipe, ou seja, o valor total do atleta está em torno de 15 milhões de reais e seus pais falando para você estudar…






Everton Felipe assinou contrato com o São Paulo até o final de 2022, porém não tive acesso ao valor de seu salário.

Números pelo São Paulo

Pelo Tricolor Paulista são 10 jogos ao todo, sendo 4 destes em 2019, sem nenhum gol ou assistência e com muita cobrança por parte da torcida, que até este momento não conseguiu ver algum talento no atleta.

Eu jamais o teria contratado

Eu jamais teria feito este negócio. No máximo um empréstimo até o final de 2018, com preço fixo, mas sem obrigação de compra, algo que é muito bem feito pelos times europeus. A contratação de atletas como Everton Felipe, Tréllez, Willian Farias e etc, servem apenas para tirar o espaço da base.

Everton mata a possibilidade de Igor Gomes, Gabriel Sara, Toró, Fabinho, Vitinho, Ed Carlos e outros terem minutos de jogo, ou vocês acham que Everton Felipe é um craque essencial ao São Paulo? É lógico que não, o São Paulo deveria contratar apenas jogadores para mudar algo, um Hernanes, um Pato, um Miranda.

Mais uma vez ficamos com a pulga atrás da orelha em uma negociação realizada pelo São Paulo, mas não será nenhuma surpresa que o mesmo Everton Felipe seja vendido para algum clube europeu daqui há alguns meses por alguns milhões de euros.

Como eu não tenho bola de cristal, desenvolvi todo este texto com base no que temos sobre o jogador até hoje, 12 de fevereiro de 2019. Pode ser que Everton Felipe se desenvolva e estoure da noite pro dia, eu acho bem difícil, mas no futebol tudo é possível!

Opinião da Torcida

No Twitter do Arquibancada Tricolor, os torcedores estão opinando se contratariam Everton Felipe ou não. Veja os resultados:

Fontes: Globo Esporte [1 e 2], Lance e UOL Esporte [1 e 2]

Foto: Érico Leonan/São Paulo FC

Comente com sua conta do Facebook: