Ainda com Bauza, Tricolor sofre derrota inédita na Arena do Grêmio

29

O Grêmio derrotou o São Paulo pela primeira vez em sua nova arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)O Grêmio derrotou o São Paulo pela primeira vez em sua nova arena (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Em sua possível despedida do São Paulo, o técnico Edgardo Bauza não foi presenteado por seus jogadores. Um dos favoritos a assumir a seleção argentina, o Patón viu, na tarde deste domingo, o Tricolor ser dominado pelo Grêmio, que venceu por 1 a 0, com gol do veterano Douglas, em duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. De quebra, a agremiação gaúcha venceu o clube do Morumbi pela primeira vez em sua nova arena, em quatro confrontos disputados.

Com o resultado, o Grêmio cola no Corinthians, com 30 pontos, mas segue na terceira colocação. O Alvinegro mantém a vice-liderança por causa do saldo de gols: 14 a 7. O Palmeiras, apesar da derrota para o Atlético-MG, persiste na ponta, com 32. O São Paulo, por sua vez, se distancia do G4 do torneio nacional, continuando no nono lugar, com 22 pontos.

Sem Giuliano, vendido ao russo Zenit, o Tricolor gaúcho dominou o paulista nas duas partes do jogo. Tanto que o jogador do São Paulo que mais trabalhou foi Denis, fazendo pelo menos cinco boas defesas. O prêmio gremista veio aos sete minutos da segunda etapa, quando Douglas, de 34 anos, aproveitou rebote do goleiro são-paulino para fazer o único gol da partida.

Agora, as duas equipes terão a semana inteira para trabalhar. O próximo compromisso do São Paulo será a Chapecoense, no domingo, às 11 horas (de Brasília), no Morumbi. Já o Grêmio irá a Belo Horizonte enfrentar o lanterna América-MG, no mesmo dia, mas às 18h30.

Denis fecha o gol e mantém placar zerado

Querendo se aproveitar dos tropeços de Corinthians e Palmeiras, o Grêmio tomou a iniciativa e exerceu a tradicional pressão no início da partida. Nos primeiros 15 minutos, o time gaúcho chegou com perigo em cinco oportunidades, sendo duas delas com o equatoriano Miller Bolaños, obrigando o goleiro Denis trabalhar para evitar o gol adversário.

A partir de então, o Tricolor gaúcho diminuiu o ritmo, mas voltaria a ameaçar a meta de Denis aos 23, quando o lateral esquerdo Edilson cobrou falta frontal, cometida por Lugano. O goleiro são-paulino, no entanto, pulou para escantear a bola.

Diante da dificuldade de seu time armar os contra-ataques, Edgardo Bauza trocou Cueva e Michel Bastos de posição: o peruano passou a jogar pela ponta esquerda, enquanto o camisa 7 ficou mais centralizado. A medida se mostrou ineficiente muito em função da marcação alta aplicada pela equipe de Roger Machado, que insistia em jogas pelo lado esquerdo, setor protegido por Bruno e Lugano.

Assim, o Patón voltou à formação original e, dessa forma, o São Paulo chegou com perigo pela primeira vez no jogo. Aos 34 minutos, Michel Bastos fez ótima tabela com Cueva, mas a finalização foi providencialmente travada pelo zagueiro Geromel. Antes do intervalo, Denis voltaria a sujar o uniforme. Cueva perdeu a bola na esquerda, Bolaños avançou para o meio e bateu forte de fora da área. O arqueiro tricolor saltou e espalmou, mantendo a igualdade no placar.

Água mole em pedra dura…

A segunda etapa começou de modo parecido ao que terminou a primeira: com pressão gremista. Em uma saída errada de Mena pela esquerda, aos quatro minutos, Bolaños aproveitou bate-rebate na área paulista e finalizou de bico. A bola passou raspando a trave direita de Denis.

De tanto insistir, os mandantes conseguiram inaugurar o placar na Arena do Grêmio. Aos sete, Bolaños passou para Maicon na entrada da área, o meio-campista chutou rasteiro de esquerda e Denis se esticou para espalmar para o meio. No rebote, Douglas apareceu sozinho para estufar as redes são-paulinas.

Mas nem por isso o Tricolor paulista cresceu no jogo. Dominado por um elétrico Grêmio, o time de Bauza por pouco não levou o segundo aos 15 minutos, com Negueba, que bateu colocado de fora da área. Denis pulou bem para mandar a bola pela lateral.

Aos 26, quase o segundo de Douglas e do Grêmio. O meia arriscou chute cruzado pela esquerda e Denis, de modo estranho, espalmou e a bola quase entrou em sua meta. Precisando mexer no time para buscar o empate, Bauza promoveu as entradas de Kelvin e do jovem Pedro Bortoluzo nos lugares de Gilberto e Centurión.

No entanto, a situação ficaria ainda mais difícil logo em seguida, quando Mena fez falta dura por trás em Negueba e foi expulso dois minutos depois de ter recebido o primeiro cartão amarelo.  Dessa forma, o Tricolor paulista não conseguiu reunir forças para buscar o empate e, se não fosse por Denis, o placar seria mais elástico, já que o goleiro fez bela defesa aos 41 minutos em chute rasteiro de Maicon.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 1 X 0 SÃO PAULO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: domingo, 24 de julho de 2016
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Nadine Bastos e Helton Nunes (ambos de SC)
Cartão Amarelo: Lugano, Thiago Mendes e Mena (São Paulo)
Cartão Vermelho:
Mena (São Paulo)

GOLS:

GRÊMIO: Douglas, aos sete minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Wallace Reis e Iago; Maicon, Jaílson, Negueba (Kaio), Douglas (Henrique Almeida) e Everton (Pedro Rocha); Miller Bolaños.
Técnico: Roger Machado

SÃO PAULO: Denis; Bruno, Lugano, Maicon e Mena; Thiago Mendes, Wesley, Centurión (Pedro), Cueva e Michel Bastos; Gilberto (Kelvin).
Técnico: Edgardo Bauza


São-paulinos reconhecem má atuação no Sul: “Faltou pegada”

Leia mais

Bauza confirma Gilberto de titular e Kelvin fica no banco contra o Grêmio

Concorrente de Bauza pela Argentina, Bielsa conta com simpatia de Messi


Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você concorda com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLer mais