O Tribunal Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) ampliou o tempo de suspensão do árbitro Paulo Cesar Zanovelli, que apitou a partida entre São Paulo e Fluminense, jogo disputado no Maracanã em confronto válido pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, que terminou com a vitória dos cariocas por 2 x 0.
Na partida, o árbitro cometeu um erro de direito no lance do primeiro gol do Fluminense. Num lance no qual hava sido dada a vantagem após uma falta, Thiago Silva, no entanto, põe a mão na bola para retomar o lance, acreditando que o árbitro havia paralisado a partida, o que não aconteceu. Porém, Paulo Cesar Zanovelli não apitou essa infração do jogador do Fluminense. Mesmo após ser alertado pelo VAR, ele manteve a decisão.
O São Paulo pediu, num primeiro momento, a anualção da partida; porém, ela foi negada, pois o STJD não considerou que o erro tenha tido grande impacto no resultado final da partida.
Após ser denunciado, Paulo Cesa Zanovelli recebeu a pena mínima, uma suspensão de 15 dias, e chegou, inclusive, a apitar um jogo das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, visto que a suspenção não é válida para competições internacionais.
O São Paulo, por sua vez, pediu o aumento da pena para o árbitro. Em julgamento ocorrido na última quarta-feira (24), o Tribunal Pleno chegou à conclusão que houve, de fato, um erro de direito na partida.
A pena, portanto, que era de 15 dias, foi aumentada para 30 dias de suspensão.
Receba notícias do SPFC no WhatsApp e Telegram.
Siga-nos no Instagram, no YouTube e no Twitter.